Como tirar sua primeira habilitação no Estado de Minas Gerais

Muitas pessoas sonham com sua primeira habilitação (CNH), no Estado de Minas Gerais não é diferente, o problema é a falta de informação, muitos acham que será difícil realizar esse sonho, que existe muita burocracia, mas isso não é verdade. Para tirar sua primeira habilitação você deve adquirir apenas algumas informações. No DETRAN-MG (Departamento Estadual de Trânsito) você fica sabendo tudo o que precisa para dar início ao processo de inscrição. É de fundamental importância saber que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é obrigatória para todos os condutores de veículos do Brasil. Trata-se de um documento que atesta que a pessoa está apta a dirigir. Conduzir automóveis sem ter a CNH é tido como uma infração gravíssima de trânsito. Nesse caso, a lei diz que o motorista gera perigo de dano a si e a terceiros, podendo sofrer multas, ter o veículo apreendido e, dependendo da situação, ser detido de seis a doze meses.

Para tirar sua primeira habilitação, primeiro o candidato deve fazer sua inscrição junto ao DETRAN, importante o candidato ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, que compreenda os riscos e consequências de seus atos podendo ser responsabilizado penalmente por eles. No ato da inscrição o candidato deverá pagar uma taxa e apresentar alguns documentos. São eles: CPF, RG (com foto atualizada) e comprovante de endereço. É fundamental o candidato não ter problemas com a justiça relativa a trânsito (processo ou pendência jurídica por acidente ou crime de trânsito) neste caso a autoridade de trânsito poderá impedi-lo (a) de habilitar-se até que o processo seja concluído.

Feita sua inscrição, o candidato será orientado a passar por algumas avaliações clínicas. O próprio DETRAN se encarregará de fornecer o endereço mais próximo de uma clínica cadastrada. O candidato passará por um exame médico e uma avaliação psicológica.

Exame médico: O exame médico avalia as condições físicas do candidato, avalia a visão, força muscular, coração, pressão arterial e pulmões.

O exame psicotécnico ou psicológico: avalia suas condições mentais. Permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir. Ao término dos exames o candidato receberá do psicólogo um formulário (Renach) atestando que ele está apto a iniciar as aulas práticas e teóricas.  Nesse momento o candidato já pode procurar um Centro de formação de condutores (autoescola). A parte da autoescola é uma das mais importantes, é nela em que você vai ter todas as aulas teóricas e práticas. Ao comparecer na autoescola escolhida, levar toda sua documentação, RG, CPF, comprovante de endereço e principalmente o documento que recebeu do psicólogo (Renach).

Matriculando-se na autoescola escolhida, o candidato primeiro iniciará o curso teórico.

O curso teórico consiste em 45 horas/aulas e abrange as seguintes disciplinas: legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiro socorros, noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio no trânsito e noções sobre o funcionamento do veículo.

O candidato deve realizar o exame teórico que é constituído de uma prova convencional (papel e caneta) ou eletrônica incluindo todo o conteúdo proporcional à carga horária de cada disciplina, organizado de forma individual, única e sigilosa, devendo obter aproveitamento de, no mínimo, 70% (setenta por cento) de acertos para aprovação. No caso de reprovação no Exame Teórico-técnico, o candidato só poderá repetir o exame depois de decorridos 15 (quinze) dias da divulgação do resultado.

Curso prático: 25 horas/aulas de direção. Realizadas as aulas práticas o candidato será submetido a uma avaliação que consistem em baliza, percurso e aclive (que apresenta uma subida ou inclinação para cima). Ao ser aprovado o candidato receberá sua permissão para dirigir, que é uma CNH provisória, com validade de um ano. Durante esse período o motorista deverá se comportar de forma  exemplar no trânsito para não correr o risco de perder sua habilitação provisória. Após esse período o motorista receberá sua habilitação definitiva que deverá ser renovada de tempos em tempos.