fechar

Como tirar sua primeira habilitação no Estado do Acre

Tirar sua primeira habilitação (Carteira Nacional de Habilitação) pode parecer difícil e complicado mais não é, basta o candidato adquirir algumas informações. O Estado do Acre possui um órgão chamado DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) esse órgão auxilia o candidato a respeito de documentação, exames e provas a serem realizadas.

Você deve agendar dia e horário e comparecer ao DETRAN munido de RG, CPF, comprovante de endereço (recente). Deve ser maior de 18 anos e saber ler e escrever. Para tirar sua primeira habilitação no Estado do Acre o candidato deve fazer sua inscrição junto ao órgão do DETRAN. A CNH é o documento que atesta que o candidato está apto a ser um condutor de veículos. O candidato deve estar ciente de suas responsabilidades podendo ser penalizado penalmente. Feita sua inscrição, o candidato será orientado a passar por alguns exames obrigatórios: Exame médico e exame psicológico.

O exame médico: avalia as condições físicas do candidato, avalia a visão, força muscular, coração, pressão arterial e pulmões.

O exame psicotécnico ou psicológico: avalia suas condições mentais. Permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir. Ao término dos exames o candidato receberá do psicólogo um formulário (Renach) atestando que ele está apto a iniciar as aulas práticas e teóricas.  Nesse momento o candidato já pode procurar um Centro de formação de condutores (autoescola). A parte da autoescola é uma das mais importantes, é nela em que você vai ter todas as aulas teóricas e práticas. Ao comparecer na autoescola escolhida não se esqueça de levar toda sua documentação, RG, CPF, comprovante de endereço e principalmente o documento que recebeu do psicólogo (Renach).

Feita sua matrícula na autoescola de sua escolha, o candidato iniciará o curso teórico.

O curso teórico abrange as seguintes disciplinas: legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiro socorros, noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio no trânsito e noções sobre o funcionamento do veículo.

O candidato deve realizar o exame teórico que é constituído de uma prova convencional (papel e caneta) ou eletrônica incluindo todo o conteúdo programático, proporcional à carga horária de cada disciplina, organizado de forma individual, única e sigilosa, devendo obter aproveitamento de, no mínimo, 70% (setenta por cento) de acertos para aprovação. No caso de reprovação no Exame Teórico-técnico, o candidato só poderá repetir o exame depois de decorridos 15 (quinze) dias da divulgação do resultado.

Curso prático: Consistem em 5 aulas no simulador, 20 horas aulas de direção sendo que 20% das aulas devem ser realizadas no período noturno. Realizadas as aulas práticas o candidato será submetido a uma avaliação que consistem em baliza, percurso e aclive (que apresenta uma subida ou inclinação para cima). Ao ser aprovado o candidato receberá sua permissão para dirigir, que é uma CNH provisória, com validade de um ano. Durante esse período o motorista deverá se comportar de forma  exemplar no trânsito para não correr o risco de perder sua habilitação provisória. Após esse período o motorista receberá sua habilitação definitiva que deverá ser renovada de tempos em tempos.

Tags : Habilitação

Deixe seu Comentário

avatar