fechar

Como tirar sua primeira habilitação no Estado do Amazonas

Muitas pessoas tem o sonho de tirar sua primeira habilitação. Mas ficar só sonhando não adianta né? Conseguir a primeira habilitação é muito fácil, basta focar no que quer e é claro dar o primeiro passo. Você deve obter informações necessárias para se organizar e se preparar adequadamente. Todas suas dúvidas, você pode esclarecer comparecendo a um órgão do DETRAN, Você será orientado a respeito de taxas, documentações e exames a serem realizados.

Para tirar sua primeira habilitação no Estado do Amazonas, primeiro você deve agendar dia e horário junto ao órgão do DETRAN para que seja feita sua inscrição.

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o documento que atesta que você está apto a dirigir o candidato deve ser maior de 18 anos, alfabetizado e compreenda os riscos e consequências de seus atos podendo ser responsabilizado penalmente por eles.


Documentos necessários

  • Carteira de identidade
  • CPF
  • Comprovante de residência (recente)

Feita sua inscrição junto ao órgão do DETRAN e já tendo sido orientado sobre as etapas a serem realizadas, agora o candidato passará por algumas avaliações Exame médico e psicológico.

Exame médico: Avalia pressão arterial, pulmões, visão, coração e força muscular.


Exame psicológico:  Avalia suas condições mentais. Permite detectar se o candidato é portador de algum distúrbio que o impeçam de dirigir.

Após passar pelas avaliações médicas, você deve procurar um Centro de Formação de condutores (Autoescola). Faça isso com cautela, informe-se antes, procure saber se a autoescola é credenciada. No ato da matrícula você deve apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e o formulário emitido pelo psicólogo (Renach).

Feito isso você iniciará o curso teórico que tem duração de 45 horas-aula, a própria autoescola emitirá o certificado de conclusão do curso que permite marcar sua avaliação.  Na avaliação teórica o candidato deve apresentar todo seu conhecimento e deverá ter no mínimo 70% de acerto nas questões. As provas são realizadas em computadores ou no modelo tradicional papel e caneta, as provas são individuais e sem consultas. Com a aprovação da avaliação teórica o candidato inicia suas aulas práticas que consiste em 25 horas de aulas praticas. Por último o candidato passará por avaliação que consiste em baliza, percurso e aclive. (subida ou inclinação para cima).


Ao ser aprovado o candidato receberá uma CNH provisória que tem validade de um ano. Durante esse período o candidato deverá se comportar de forma exemplar no trânsito para não correr o risco de perder a habilitação provisória. Após um ano e sem graves problemas o motorista receberá sua habilitação definitiva que deverá será renovada de tempos em tempos.



Tags : Habilitação

Deixe seu Comentário

avatar