Primeira Habilitação no Estado do Ceará

Com o tirar sua primeira habilitação no Estado do Ceará

Muitas pessoas sonham com sua primeira habilitação, mas em seus pensamentos, esse sonho está muito distante de ser realizado. Tirar sua primeira habilitação é muito fácil, você só precisa de algumas dicas e orientações. Para tirar suas dúvidas, existe um órgão chamado DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), esse órgão auxilia o candidato a respeito de documentação, exames e provas a serem realizadas. Você deve agendar dia e horário e comparecer ao DETRAN munido de RG, CPF, comprovante de endereço (recente). Deve ser maior de 18 anos e saber ler e escrever.

Para tirar sua primeira habilitação (Carteira Nacional de Habilitação) no Estado do Ceará o candidato deve fazer sua inscrição junto ao órgão do DETRAN. A CNH é o documento que atesta que o candidato está apto a ser um condutor de veículos. O candidato deve estar ciente de suas responsabilidades podendo ser penalizado penalmente, NO dia da inscrição, o candidato pagará uma taxa e será colhida suas digitais, assinatura e sua imagem (foto). Feito isso o próprio DETRAN indicará endereços de clínicas credenciadas para que o candidato realize o exame físico e psicológico.

Exames obrigatórios:

  • Exame psicológico: avalia suas condições mentais. Permite detectar se o candidato possui algum distúrbio que o impeçam de dirigir.
  • Exame médico: avalia suas condições físicas, pressão arterial, coração, pulmões, visão e força Sendo aprovado nos exames, você receberá um formulário (Renach) atestando que você está apto a iniciar a próxima etapa, esse documento será entregue pelo psicólogo.

Chegou o momento de você procurar um centro de formação de condutores (autoescola). Escolha com atenção e verifique se a autoescola está credenciada junto ao órgão do DETRAN.

Para matricular-se na autoescola, você deve levar todos os documentos citados acima e inclusive o formulário entregue pelo psicólogo.

As aulas teóricas instruem o candidato sobre disciplina no trânsito, direção defensiva, noções de primeiro socorros e noções de respeito e proteção ao meio ambiente. Após o término do curso, a própria autoescola se encarregará de marcar sua avaliação. O candidato deve acertar 70% das questões para que possa passar para a próxima etapa. A avaliação é individual, sem consultas, pode ser feita em computadores ou da maneira tradicional (papel e caneta)

Aulas práticas: Sendo aprovado na prova teórica, o candidato iniciará as aulas práticas são necessárias 25 horas aula sendo elas (diurnas e noturnas).  Essas aulas tem o objetivo de desenvolver algumas habilidades como observar as sinalizações de trânsito, direção defensiva, funcionamento do veículo, normas de circulação e conduta.

Etapa final: O candidato será submetido a uma avaliação prática, realizara testes de baliza, percurso e aclive. (subida íngreme )

Ao ser aprovado o candidato receberá sua permissão para dirigir, que é uma CNH provisória, com validade de um ano. Durante esse período o motorista deverá se comportar de forma exemplar no trânsito para não correr o risco de perder sua habilitação provisória. Após esse período o motorista receberá sua habilitação definitiva que deverá ser renovada de tempos em tempos.

 

Deixe seu Comentário

1 Comentário em "Primeira Habilitação no Estado do Ceará"

avatar
Ordenar por:   mais novo | mais velho | mais votados
genilson
Visitante
genilson

alguem pode me explicar onde que faz o cadatro para a primeira habilitacao??????

wpDiscuz

© 2017 Clube DETRAN Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?