fechar

Como fazer para adquirir sua primeira habilitação no Estado do Espirito Santo

Tirar sua primeira habilitação no Estado do Espirito Santo pode parecer algo muito difícil, na verdade, você só precisa adquirir algumas informações, juntar alguns documentos e ter um dinheirinho sobrando. No Estado do Espirito Santo existe um órgão chamado DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), lá você será orientado por onde começar, é de fundamenta importância que o candidato seja maior de 18 anos, que saiba ler e escrever e seja penalmente imputável.

No comparecimento ao DETRAN o candidato pagará uma taxa de inscrição e deverá levar alguns documentos necessários:

  • CPF (original e cópia)
  • RG original e cópia)
  • Comprovante de endereço (recente)
  • Uma foto 3×4 (colorida, recente e com fundo claro)

Se o candidato for estrangeiro e não for habilitado em seu país de origem, deverá apresentar documento de permanência definitiva no Brasil. Tendo entregue toda documentação necessária, o candidato será encaminhado a uma clínica para realizar alguns exames necessários. O próprio DETRAN se encarregará de fornecer alguns endereços de clínicas credenciadas junto ao órgão. O candidato realizará exame físico e psicológico.

Exame físico; Avalia as condições físicas do candidato, pulmões, coração, pressão arterial, visão e força muscular.

Exame psicológico; Avalia a sanidade mental do candidato, permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir.

Ao ser aprovado nas avaliações o candidato receberá do psicólogo um formulário (Renach) que atesta que o candidato está apto a iniciar a próxima etapa.

A próxima etapa é procurar um Centro de Formação de Condutores (autoescola). Faça isso com cautela, informe-se antes, procure saber se a autoescola é credenciada. No ato da matrícula você deve apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e o formulário emitido pelo psicólogo (Renach). Junto a autoescola o candidato passará por duas etapas, primeiro fará o curso teórico e depois o curso prático.

  • O curso teórico tem a duração de 45 horas aula que deverão ser agendadas previamente. . Essas aulas instruem o candidato sobre disciplina no trânsito, direção defensiva, noções de primeiro socorros e noções de respeito e proteção ao meio ambiente.

A própria autoescola se encarrega de marcar sua avaliação no Detran, para aprovação o candidato deverá acertar 70% da prova, a avaliação é individual, sem consultas, poderá ser realizada em computadores ou de forma tradicional (papel e caneta).

Feita a avaliação e o candidato sendo aprovado finalmente você já pode agendar suas aulas práticas

  • Curso prático: O candidato deve cumprir no mínimo 20 horas aula. . Essas aulas tem o objetivo de desenvolver algumas habilidades como observar as sinalizações de trânsito, direção defensiva, funcionamento do veículo, normas de circulação e conduta. Cumprida as horas exigidas será marcado seu exame final a própria autoescola também se encarregará de marcar. O candidato será submetido a uma avaliação prática, realizará testes de baliza, percurso e aclive. (subida íngreme).A primeira CNH Carteira Nacional de Habilitação) não é uma habilitação definitiva, ela tem a validade de um ano. Durante esse período você não pode cometer infrações. Passado esse período você pagará uma taxa e terá em mãos sua habilitação definitiva. Com sua habilitação em mãos, seja responsável e cauteloso, coloque em prática tudo o que aprendeu.
Tags : Habilitação

Deixe seu Comentário