Primeira Habilitação no Estado do Maranhão

Como tirar sua primeira habilitação no Estado do Maranhão

Tirar sua primeira habilitação no Estado do Maranhão (Carteira Nacional de Habilitação) pode parecer algo muito difícil e complicado mais não é. Algumas dicas e orientações sempre ajudam nesse momento tão importante para muitas pessoas. No Estado do Maranhão existe um departamento chamado DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) junto ao DETRAN, o candidato à primeira habilitação conseguirá tirar todas suas dúvidas. O candidato será informado a respeito de taxas, documentações e exames a serem realizados.

Para tirar sua primeira habilitação, primeiro o candidato deve fazer sua inscrição junto ao DETRAN, importante o candidato ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, que compreenda os riscos e consequências de seus atos podendo ser responsabilizado penalmente por eles. A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o documento que atesta que o candidato está apto a dirigir. Alguns documentos são necessários no ato da inscrição:

Documentos necessários:

• RG
  • CPF
  • Comprovante de residência (recente)

Feita sua inscrição, o candidato será orientado a passar por algumas avaliações clínicas. O próprio DETRAN se encarregará de fornecer o endereço mais próximo de uma clínica cadastrada. O candidato passará por um exame médico e uma avaliação psicológica.

Exame médico: O exame médico avalia as condições físicas do candidato, avalia a visão, força muscular, coração, pressão arterial e pulmões.

O exame psicotécnico ou psicológico: avalia suas condições mentais. Permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir. Ao término dos exames o candidato receberá do psicólogo um formulário (Renach) atestando que ele está apto a iniciar as aulas práticas e teóricas.  Nesse momento o candidato já pode procurar um Centro de formação de condutores (autoescola). A parte da autoescola é uma das mais importantes, é nela em que você vai ter todas as aulas teóricas e práticas. Ao comparecer na autoescola escolhida, levar toda sua documentação, RG, CPF, comprovante de endereço e principalmente o documento que recebeu do psicólogo (Renach).

Na autoescola de sua escolha, o candidato iniciará pelas aulas teóricas. As aulas teóricas consistem em 45 horas/ aulas, abrangendo as seguintes disciplinas: legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiro socorros, noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio no trânsito e noções sobre o funcionamento do veículo.

O candidato deve realizar o exame teórico que é constituído de uma prova  convencional (papel e caneta) ou eletrônica (computador) incluindo todo o conteúdo programático, proporcional à carga horária de cada disciplina, organizado de forma individual, única e sigilosa, devendo obter aproveitamento de no mínimo, 70% (setenta por cento) de acertos  para aprovação. A responsabilidade pela aplicação do exame é do órgão de trânsito do Estado do Maranhão.  No caso de reprovação no Exame Teórico-técnico, o candidato só poderá repetir o exame depois de decorridos 15 (quinze) dias da divulgação do resultado.

Sendo aprovado no exame teórico, o candidato iniciará suas aulas práticas.

Nas aulas práticas, o candidato realizará 20 horas-aulas, diurnas e noturnas. Por último será realizada uma prova que consiste em baliza, percurso e aclive (Que apresenta uma subida ou inclinação para cima).

Ao ser aprovado o candidato receberá sua permissão para dirigir, que é uma CNH provisória, com validade de um ano. Nesse período de um ano o motorista deve comportar-se de forma exemplar no trânsito, para não correr o risco de perder a habilitação provisória. Passado o primeiro ano de habilitação sem graves problemas, uma CNH definitiva é emitida e deverá ser renovada de tempos em tempos.

Parabéns você conseguiu atingir seu objetivo, agora é só aproveitar dirigindo com atenção, respeitando as leis de trânsito.

Formou-se na instituição de ensino CECA Casimiro de Abreu, autora de textos e artigos para os sites Clube DETRANvocênoenem e i50.