Como tirar sua primeira habilitação no Estado do Pará

Como tirar minha primeira habilitação (Carteira Nacional de Habilitação)? Essa é a pergunta que muitos se fazem, sem saber por onde começar. Para muitos pode parecer algo distante mais não é, basta o candidato juntar algumas informações e comparecer ao departamento do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), esse órgão auxilia o candidato a respeito de documentação, exames e provas a serem realizadas.

No horário agendado, o candidato à primeira habilitação terá de comparecer à sede do DETRAN com a cópia e original dos documentos solicitados para poder validar a documentação e ser encaminhado para a coleta biométrica.

  • Original e cópia do RG e CPF. O RG deve ser com foto atual. Não será aceito documento com fotos do candidato em idade infantil ou documento danificado sem condições de identificação
  • Original e cópia do comprovante de endereço emitido no máximo há três meses, contendo nome e endereço completo (inclusive CEP, cidade e bairro).

Após a validação dos documentos e captura biométrica, o candidato deve agendar seus exames clínicos.

Os exames realizados são simples mais de fundamental importância.

O exame médico: avalia as condições físicas do candidato, avalia a visão, força muscular, coração, pressão arterial e pulmões.

O exame psicotécnico ou psicológico: avalia suas condições mentais. Permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir.

Ao término dos exames o candidato receberá do psicólogo um formulário (Renach) atestando que ele está apto a iniciar as aulas práticas e teóricas.  Nesse momento o candidato já pode procurar um Centro de formação de condutores (autoescola). A parte da autoescola é uma das mais importantes, é nela em que você vai ter todas as aulas teóricas e práticas. Ao comparecer na autoescola escolhida, levar toda sua documentação, RG, CPF, comprovante de endereço e principalmente o documento que recebeu do psicólogo (Renach).

Na autoescola, o candidato começará realizando aulas teóricas, essas aulas tem a carga horária de 45 horas/aulas abrangendo as seguintes disciplinas: legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiro socorros, noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio no trânsito e noções sobre o funcionamento do veículo.

O candidato deve realizar o exame teórico que é constituído de uma prova convencional ou eletrônica (computador), incluindo todo o conteúdo programático, proporcional à carga horária de cada disciplina, organizado de forma individual, única e sigilosa, devendo obter aproveitamento de, no mínimo, 70% (setenta por cento) de acertos para aprovação No caso de reprovação no Exame Teórico-técnico, o candidato só poderá repetir o exame depois de decorridos 15 (quinze) dias da divulgação do resultado.

Sendo aprovado no exame teórico, finalmente o candidato começará a realizar as aulas práticas. Nas aulas práticas, o candidato será orientado sobre normas de circulação e conduta, direção defensiva, sinalização, parada do veículo e como estacionar. Essas aulas têm a carga horária de 20 horas/aulas

Realizadas as aulas práticas o candidato será submetido a uma avaliação que consiste em baliza, percurso e aclive (que apresenta uma subida ou inclinação para cima). Ao ser aprovado o candidato receberá sua permissão para dirigir, que é uma CNH provisória, com validade de um ano. Durante esse período o motorista deverá se comportar de forma exemplar no trânsito para não correr o risco de perder sua habilitação provisória. Após esse período o motorista receberá sua habilitação definitiva que deverá ser renovada de tempos em tempos.

Seja prudente e responsável, dirija com atenção colocando em prática tudo que aprendeu.