Passo a Passo para tirar a primeira Habilitação

Tirar a primeira habilitação (Permissão para Dirigir) gera muita preocupação para os candidatos, seja pelo custo ou pelos problemas esperados no desenvolvimento das aulas.

A Permissão para Dirigir terá validade de 12 (doze) meses. Após este período, o condutor poderá solicitar a Carteira Nacional de Habilitação, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média, em alguns casos o DETRAN do seu Estado enviará uma correspondência para seu endereço contendo a guia para pagamento da taxa referente a impressão e envio da CNH definitiva.

Quesitos para primeira Habilitação

• Ser penalmente imputável;
  • Saber ler e escrever;
  • Documento Oficial com foto;
  • Documento CPF original ou documento que contenha o número do CPF;
  • Comprovante original de residência(conta de água, luz ou telefone) emitido há no máximo 90 dias.

Mas é importante se organizar na hora de tirar sua carteira de habilitação.

Segue o passo a passo para tirar a primeira Habilitação

• Cadastro DETRAN – Você deverá fazer o cadastro no DETRAN de seu estado, pessoalmente ou através da internet;
  • Agendamento de Coleta de Biometria –  Em alguns Estado isso é obrigatório, verifique na sua região;
  • Exame Médico – Exame de aptidão física e mental;
  • Avaliação Psicológica – Vá a clinicas credenciadas pelo DETRAN e perto da sua localidade;
  • CFC/Autoescola – matricule-se em uma Autoescola credenciada e de sua confiança e dê início as aulas teóricas de 45 Horas.
  • Prova Teórica – Após conclusão das aulas teórica você deverá fazer a prova, para isso deverá retornar ao DETRAN com o certificado emitido pela autoescola para marca-lo (Caso esteja no contrato da autoescola, ela mesma deverá efetuar o agendamento);
  • Curso Prático – Matricule-se me uma autoescola credenciada em aulas práticas para dar início ao curso de direção veicular;
  • Prova Prática – Será feita a prova prática em dia/hora/local marcados em veículo da autoescola;
  • Emissão de Documento – Após ser aprovado, o aluno irá emitir sua Emissão de CNH.

Os valores referentes as taxas podem variar de cidade para cidade

• Exame médico (aptidão física e mental)
  • Avaliação psicológica
  • Taxa DETRAN de exame teórico
  • Taxa DETRAN de exame prático
  • Taxa DETRAN de emissão da Permissão para Dirigir
  • Custo de envio pelos Correios

Além claro, dos valores das aulas de curso teórico e prático, que devem ser consultados diretamente no CFC.

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites Clube DETRAN, vocênoenem e I50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Antonio JosebrumLeonardo silvaAmanda PereiraAmanda Autores recentes de comentários
Antonio Jose
Antonio Jose

como faço pra tirar minha primeira habilitação em ?

brum
brum

OI, pra tirar a primeira habilitação, dá pra fazer as aulas teóricas online?

Leonardo silva
Leonardo silva

se eu tiver 17 anos ja posso dar entrada para tirar minha CNH?

Amanda Pereira
Amanda Pereira

Eu tenho comprovante no meu nome

Amanda
Amanda

Olá
O comprovante de residencia precisa estar no nome do candidato?

Ester
Ester

Olá!
Indo direto na auto escola eles podem fazer todos esses agendamentos e todos os procedimentos necessários?