Quais são as condições adversas de luz

Entenda quais são as condições adversas de luz

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o 5° país mais violento no trânsito no mundo. Números apontados pelo Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) mostram que são 150 mortes por dia em todo o país. Por isso é tão importante entender quais são as condições adversas de luz e evitar transtornos no trânsito.

Algumas pessoas não sabem, mas o excesso de claridade pode provocar ofuscamentos e a sua falta pode ocasionar uma visão inadequada ao ato de conduzir, podendo provocar, nos dois casos, condições favoráveis a um acidente. Saber usar a luz seja ela natural ou do seu próprio veículo é muito importante, através de algumas dicas podemos evitar acidentes. Condições adversas são todos aqueles fatores que podem prejudicar o seu real desempenho no ato de conduzir, tornando maior a possibilidade de um acidente de trânsito.

Dicas para o bom uso da luz seja ela elétrica, natural ou mesmo a dos faróis dos veículos:

  • Ao transitar por uma estrada, o farol alto do veículo em sentido contrário pode causar-nos cegueira momentânea, dificultando o controle do veículo.
  • Deve-se avisar o condutor piscando os faróis e desviando nosso foco de visão para o acostamento do lado direito.
  • O excesso de luz solar, incidindo em nossos olhos, causa ofuscamento e isso acontece com mais facilidade pela manhã e à tardinha, podendo ocorrer também pelo reflexo da luz solar em objetos polidos, como latas, vidros, para-brisas, etc.
  • Para evitar o ofuscamento devemos proteger-nos usando à pala de proteção (equipamento obrigatório) ou óculos de sol.
  • Conduza com mais atenção, mantenha os faróis baixos acesos, use pala de proteção solar ou óculos escuros.
  • A falta de iluminação nas estradas assim como os faróis com defeito, mal regulados ou que não funcionam, causam situações de pouca visibilidade (penumbra) que impedem o condutor de perceber situações de risco a tempo de evitar danos maiores ao veículo e aos usuários da via, tais como: buracos na pista, desvio, acostamento em desnível, ponte interditada, etc…
  • Dirija mais devagar, com atenção redobrada, regule corretamente os faróis e nunca dirija com eles apagados ou com defeito.
  • Preste muita atenção ao conduzir seu veículo, estar atento previne acidentes e não coloca sua vida nem a de outras pessoas em risco. Faça sempre a revisão de seu veículo.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Elaine Rezende

 

Deixe seu Comentário

Seja o primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz

© 2017 Clube DETRAN Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account