Veja a tabela e calendário do IPVA 2024 de todos os estados

O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é uma obrigação anual que impacta diretamente os proprietários de veículos. Vamos explorar como funciona o IPVA, as opções de pagamento e oferecer dicas valiosas para economizar nesse importante tributo. O IPVA é um imposto estadual cobrado sobre a propriedade de veículos automotores. Seu valor varia de acordo com o tipo e valor venal do veículo, sendo uma importante fonte de arrecadação para os estados brasileiros.

Como o IPVA é Calculado

O cálculo do IPVA é baseado no valor venal do veículo, que é estabelecido pelos órgãos de trânsito estaduais. A alíquota varia de estado para estado, geralmente entre 1% e 4% do valor venal. Carros mais antigos podem ter descontos.

Veja abaixo, o percentual de pagamento do IPVA 2024

SUDESTE

Rio de Janeiro – Modelos Flex irão pagar 4%; Motocicletas 2%; Movidos a gás 1,5%; Veículos 100% elétricos pagam 0,5%. Veículos acima de 15 anos e pessoas com deficiência são isentos. Pagamento à vista dará um desconto de 3%.

São Paulo – Carros de passeio 4%; Somente a gás e energia elétrica 3%;  Motos, caminhonetes, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado 2%; Caminhões 1,5%; Locadoras 1%. Veículos acima de 20 anos e pessoas com deficiência são isentos.  Pagamento à vista dará um desconto de 3%.

Minas Gerais – Automóveis, veículos de uso misto e utilitários e caminhonetes pagam 4%; Caminhonetes de carga (pick-ups) e furgões 3%; Automóveis, veículos de uso misto e utilitários 2%; Locadoras, ônibus, caminhões e similares 1%. Carros elétricos e híbridos desde que fabricados no estado são isentos, assim como deficientes.

Espírito Santo – Carros de passeio, camionete de uso misto ou utilitário, aeronaves e embarcações 2%; Micro-ônibus, ônibus, caminhões, motocicletas e ciclomotores 1%. Pagamento à vista dará desconto de até 15%. Veículos acima de 15 anos e pessoas com deficiência são isentos.

SUL

Paraná – Automóveis e motocicletas em geral 3,5%; ônibus, caminhões, veículos de aluguel ou movimentos a gás natural veicular 1,5%; Pagamento à vista dará desconto de até 6%. Veículos acima de 20 anos e pessoas com deficiência são isentos.

Rio Grande do Sul – automóveis e camionetes 3%; para motocicletas 2%; caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação. 1%.

Santas Catarina – para carros e utilitários 2%; para motocicletas e similares, veículos usados no transporte de carga e passageiros, e os destinados à locação 1%.

CENTRO-OESTE

Distrito Federal – automóveis, caminhonetes, utilitários e demais veículos 3%;  ciclomotores, motocicletas e motonetas 2%; veículos de carga com lotação acima de 2.000 kg, de locação, micro-ônibus, ônibus e tratores 1%.

Goiás – veículos terrestres de passeios, veículos aéreos, veículos aquáticos e demais veículos não especificados 3,75%; ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga 1,5%; motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100cv 3%; veículos utilitários 3,45%.

Mato Grosso do Sul – automóveis e veículos de passeio 3%; automóveis com capacidade de até 8 pessoas, excluído o condutor, que utilizem motores acionados a óleo diesel 4,5%; motocicletas 2%; caminhões, ônibus e micro-ônibus 1,5%.

Mato Grosso – ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga, motocicleta com potência de até 180 cilindradas e veículos destinados à locação 1%; automóveis de passeio, carga ou misto, com potência até 1.000 cilindradas 2%; motocicletas com potência de 180 a 300 cilindradas 2,5%; motocicletas com potência acima de 600 cilindradas 3,5%; veículos de competição 4%.

REGIÃO NORTE

Amazonas – motocicletas e outros ciclos, veículos de passeio, comerciais leves, veículos de esporte ou corrida e demais veículos, com capacidade superior a 1000 cc 4%; motocicletas e outros ciclos, veículos de passeio, comerciais leves, veículos de esporte ou corrida e demais veículos, com capacidade até 1000 cc, veículos elétricos ou híbridos 3%; caminhão trator e caminhão, veículos destinados ao transporte público coletivo de passageiros, municipal e intermunicipal, do tipo ônibus e micro-ônibus e veículos destinados ao transporte escolar, desde que autorizados pelo poder público 2%; veículos do tipo automóvel, camioneta, caminhonete e utilitário de propriedade de pessoa jurídica destinados à locação 0,7%.

Acre – carros de passeio 2%; caminhonetes, utilitários e motocicletas 1%.

Pará – ônibus, micro-ônibus e caminhões 1%; automóveis, caminhonetes e embarcações recreativas 2,5%; aeronaves e embarcações 0,5%.

Amapá – automóveis, caminhonetes, e embarcações recreativas ou esportivas, incluindo motos aquáticas e aeronaves não destinadas a atividades comerciais 3%; veículos como ônibus, micro-ônibus, caminhões, motocicletas e similares 1,5%; aeronaves e embarcações não recreativas 0,5%.

Rondônia – o calendário de pagamento varia de acordo com o número final da placa do veículo. Haverá desconto de 10% na primeira parcela e 5% na segunda.

Roraima – veículos de passeio 3%; automóveis de transporte de cargas, motocicletas ou coletivos 2%; veículos de locadoras 1%.

Tocantins – carros de passeio 2%; caminhões e utilitários 3%; motocicletas 1%.

REGIÃO NORDESTE

Alagoas – O calendário varia de acordo com o final da placa do veículo

Maranhão – a consulta dos valores a serem pagos por modelo de veículo já pode ser feita na página do IPVA no portal Secretaria Estadual da Fazenda.

Rio Grande do Norte – automóveis, caminhonetes, micro-ônibus, embarcações recreativas ou esportivas e qualquer outro veículo automotor não especificado por lei 3%; motocicletas e similares, com potência até 200 (duzentas) cilindradas 2%; ônibus, caminhões, cavalos mecânicos e veículos para locação 1%.

Pernambuco – A alíquota será de 2,4% sobre o valor do veículo, que pode ser consultado no site da Secretaria da Fazenda do estado.

Bahia – automóveis e utilitários movidos a óleo diesel 3%; automóveis e utilitários movidos a outros tipos de combustíveis 2,5%; ônibus, micro-ônibus, caminhões, máquinas de terraplanagem, tratores, motos, motonetas, motocicletas e triciclos 1%; embarcações e aeronaves 1,5%.

Piauí – pago à vista até o dia 31 de janeiro, com 15% de desconto, ou até o dia 29 de fevereiro, com 10%.

Paraíba – Pagamento `vista com 10% de desconto, Veículos com 15 anos de fabricação ou mais e motocicletas de até 170 cilindradas são isentos do imposto no estado.

Sergipe – automóveis e veículos utilitários de até R$ 120 mil 2,5%; automóveis e veículos utilitários com valor superior 3%; Ônibus, micro-ônibus e caminhões 1%; motocicletas e similares pagam 2%.

Ceará – veículos elétricos 2%; ônibus, micro-ônibus e caminhões 1%; automóveis, caminhonetes, camionetas e utilitários até 100cv 2,5%; motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos acima de 300cc 3,5%; 1% para contribuintes sem infrações de trânsito em 2023.

Entender como funciona o IPVA e explorar as opções de pagamento pode resultar em economias significativas para os proprietários de veículos. Este guia fornece as informações essenciais para que você esteja preparado para cumprir com essa obrigação fiscal de maneira consciente e eficiente. Fique atento aos prazos, busque por descontos e mantenha seu veículo em boas condições para garantir uma experiência mais econômica ao lidar com o IPVA.