10 Perguntas e Respostas frequentes na hora de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) atesta que o cidadão brasileiro está apto a conduzir veículos. O porte é obrigatório para quem está dirigindo. O modelo atual de CNH possui fotografia da pessoa, o número da Carteira de Identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Assim, a CNH pode ser utilizada para identificação em todo território nacional.

O Código de Trânsito Brasileiro divide a habilitação para dirigir em cinco categorias:

• A: condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral (motos);
  • B: condutor de veículo motorizado não abrangido pela categoria A, com peso bruto total inferior a 3.500 quilos e lotação máxima de oito lugares, além do motorista (automóveis);
  • C: condutor de veículo motorizado usado para transporte de carga, com peso bruto superior a 3.500 quilos (como caminhões);
  • D: condutor de veículo motorizado usado no transporte de passageiros, com lotação superior a oito lugares além do motorista (ônibus e vans, por exemplo);
  • E: condutor de combinação de veículos em que a unidade conduzida se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada ou rebocada tenha peso bruto de 6 mil quilos ou mais; ou cuja lotação seja superior a oito lugares; ou, ainda, que seja enquadrado na categoria trailer.

A primeira Carteira Nacional de Habilitação só pode ser retirada nas categorias, A, B ou AB. No último caso, a pessoa deve participar de dois cursos preparatórios. Quem possui habilitação na categoria B pode mudá-la para C ou D; quem possui na categoria C, pode mudar para as categorias D ou E; e quem possui o documento na categoria D, pode obtê-lo na categoria E. Para solicitar a admissão nas categorias C, D ou E, o condutor deve estar habilitado há pelo menos um ano na categoria anterior exigida (por exemplo, para obter a CNH na categoria C, é necessário ter no mínimo um ano de habilitação na categoria B).

10 Perguntas e Respostas Frequentes (CNH)

1 – Quanto tempo espero para dar início as aulas práticas após o exame de legislação?

Não existe um tempo determinado, após liberação do resultado pela CIRETRAN,o candidato deverá comparecer pessoalmente na autoescola para fazer a programação das aulas.

2 – Quanto tempo posso dirigir com a CNH vencida?

O prazo de carência é de 30 dias após o vencimento.

3 – A auto escola emite algum comprovante para que eu possa dirigir?

>Não. Este comprovante não existe.

4 – Quanto tempo leva após ter terminado todo processo para receber minha CNH?

Leva em média de 10 a 15 dias úteis.

5 – A carteira provisória pode ser usada em todo o território nacional?

Sim. Você pode até mesmo viajar com ela, sem problemas.

6 – Posso iniciar as aulas antes de completar 18 anos, sendo emancipado?

O processo de habilitação inicia-se somente a partir dos 18 anos completos, mas é possível fazer um pré-agendamento que garante agilidade no processo.

7 – Quanto tempo demora para tirar a primeira habilitação?

O prazo estimado é de 90 dias, caso o candidato seja aprovado em todos os exames logo nas primeiras tentativas. Mas isto pode variar de acordo com a disponibilidade do aluno, agenda  de aula prática do CFC e agenda de exames do Detran.

8 – É necessário realizar as aulas mesmo sabendo dirigir?

Existe uma carga horária obrigatória exigida por lei, além de ser fundamental a realização das aulas para a correção de maneiras erradas de dirigir.

9 – Quanto tempo os pontos ficam vigentes na minha CNH?

Cada pontuação aplicada ficará ativa por doze meses a contar da data do cometimento da infração.

10 – Quando terminar o prazo da carteira provisória, aguardo em casa a nova carteira?

Você deve realizar um procedimento através da internet, ou dirigir-se diretamente ao Detran.

O Clube DETRAN foi desenvolvido para você que não quer ser reprovado na hora da sua prova teórica do DETRAN! Aqui você pode estudar com o Simulado DETRAN, com as provas e testes do DETRAN de vários estados do Brasil.

Ricardo moraesThaynara de Almeida SantosLeandro pereira rodriguesFrancilaneJanaina Costa Farias Autores recentes de comentários
Ricardo moraes
Ricardo moraes

Gostaria de saber se da pra pessoa pagar e marca as provas e fazer aulas diretamente com detran sem ter que ir nas auto escola

Thaynara de Almeida Santos
Thaynara de Almeida Santos

Quantos dias pra pegar a habilitação apos revalidar?

Leandro pereira rodrigues
Leandro pereira rodrigues

Tenho varios cursos profionas na cnh moppi, coletivo ,cargas indivisiveis e direção defenciva quantos meses antes de vencer a cnh poso dar entrada pra renovar por ser varios cursos demora pra faser todos

Francilane
Francilane

Não consigo me cadastrar, me ajudem por favor??

Janaina Costa Farias
Janaina Costa Farias

Quero me cadastrar e não consigo

Janaina Lima Machado
Janaina Lima Machado

CNH social 2018 é verdadeiro ?
Qual a data da inscrição?