fechar

10 Perguntas e Respostas frequentes na hora de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) atesta que o cidadão brasileiro está apto a conduzir veículos. O porte é obrigatório para quem está dirigindo. O modelo atual de CNH possui fotografia da pessoa, o número da Carteira de Identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Assim, a CNH pode ser utilizada para identificação em todo território nacional.

O Código de Trânsito Brasileiro divide a habilitação para dirigir em cinco categorias:

  • A: condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral (motos);
  • B: condutor de veículo motorizado não abrangido pela categoria A, com peso bruto total inferior a 3.500 quilos e lotação máxima de oito lugares, além do motorista (automóveis);
  • C: condutor de veículo motorizado usado para transporte de carga, com peso bruto superior a 3.500 quilos (como caminhões);
  • D: condutor de veículo motorizado usado no transporte de passageiros, com lotação superior a oito lugares além do motorista (ônibus e vans, por exemplo);
  • E: condutor de combinação de veículos em que a unidade conduzida se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada ou rebocada tenha peso bruto de 6 mil quilos ou mais; ou cuja lotação seja superior a oito lugares; ou, ainda, que seja enquadrado na categoria trailer.

A primeira Carteira Nacional de Habilitação só pode ser retirada nas categorias, A, B ou AB. No último caso, a pessoa deve participar de dois cursos preparatórios. Quem possui habilitação na categoria B pode mudá-la para C ou D; quem possui na categoria C, pode mudar para as categorias D ou E; e quem possui o documento na categoria D, pode obtê-lo na categoria E. Para solicitar a admissão nas categorias C, D ou E, o condutor deve estar habilitado há pelo menos um ano na categoria anterior exigida (por exemplo, para obter a CNH na categoria C, é necessário ter no mínimo um ano de habilitação na categoria B).


10 Perguntas e Respostas Frequentes (CNH)

10 Perguntas e Respostas Frequentes (CNH)

1 – Quanto tempo espero para dar início as aulas práticas após o exame de legislação?

Não existe um tempo determinado, após liberação do resultado pela CIRETRAN,o candidato deverá comparecer pessoalmente na autoescola para fazer a programação das aulas.

2 – Quanto tempo posso dirigir com a CNH vencida?

O prazo de carência é de 30 dias após o vencimento.

3 – A auto escola emite algum comprovante para que eu possa dirigir?

Não. Este comprovante não existe.


4 – Quanto tempo leva após ter terminado todo processo para receber minha CNH?

Leva em média de 10 a 15 dias úteis.

5 – A carteira provisória pode ser usada em todo o território nacional?

Sim. Você pode até mesmo viajar com ela, sem problemas.

6 – Posso iniciar as aulas antes de completar 18 anos, sendo emancipado?

O processo de habilitação inicia-se somente a partir dos 18 anos completos, mas é possível fazer um pré-agendamento que garante agilidade no processo.


7 – Quanto tempo demora para tirar a primeira habilitação?

O prazo estimado é de 90 dias, caso o candidato seja aprovado em todos os exames logo nas primeiras tentativas. Mas isto pode variar de acordo com a disponibilidade do aluno, agenda  de aula prática do CFC e agenda de exames do Detran.

8 – É necessário realizar as aulas mesmo sabendo dirigir?

Existe uma carga horária obrigatória exigida por lei, além de ser fundamental a realização das aulas para a correção de maneiras erradas de dirigir.

9 – Quanto tempo os pontos ficam vigentes na minha CNH?

Cada pontuação aplicada ficará ativa por doze meses a contar da data do cometimento da infração.


10 – Quando terminar o prazo da carteira provisória, aguardo em casa a nova carteira?

Você deve realizar um procedimento através da internet, ou dirigir-se diretamente ao Detran.



Tags : CNHCNH SocialHabilitação

218
<h3><strong>Deixe seu Comentário</strong></h>

avatar
169 Comentar tópicos
49 Respostas do tópico
15 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
193 Autores de comentários
DayaneDenilson SantosDenilson Santos Da CruzFlávio SantosFATIMA Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Dayane
Visitante
Dayane

Olá,
Estou fazendo a adição da categoria A. Depois de pagar a matrícula e fazer o exame, fui até a autoescola para agendar as aulas no dia 04/11/2019, contudo a autoescola só tem data de agendamento para fevereiro de 2020!!!! Questionei o tempo na autoescola por achar a espera absurda e abusiva, mas a resposta q tive é q por causa dos MEUS horários eles não tinham como agendar pra antes. Existe algum tipo de legislação que garanta meus direitos como consumidor nesse caso? Um tempo máximo por exemplo q a autoescola tenha para dar início as aulas?
Obrigada.

Denilson Santos
Visitante
Denilson Santos

Pessoal.

Bom dia,

Para quem está acompanhado o processo inicial desde a entregar da CNH venho informa que o sistemas do SITE do (http://www.detran.ba.gov.br), encontra-se travado para por as informações,

Segue exemplo:

EXAME AUTO 2 RODAS 01/10/2019 APTO
AUTORIZACAO EMISSAO 14/10/2019 88025 – DANIELA COSTA LIMA
IMPRESSAO DA CNH 17/10/2019 INTERPRINT
ENTREGA DA CNH PENDENTE

Quando aparecer a data do INTERPRINT, podem contar 05 dias uteis desde a data do INTERPRINT, que sua CNH já vai esta no Sac onde você comprou o laudo.

Denilson Santos Da Cruz
Visitante
Denilson Santos Da Cruz

Prezados colegas.

Eu fiz a adição na categoria A fazendo o exame final na data 01/10/2019, ( APTO).
na data 14/10/2019, foi realizado a autorização da CNH.
na data 17/10/2019, foi realizado o INTERPRINT, fiz algumas pesquisas em todas informava que conta 5 dias uteis diante a data 17/10, hoje 24/10/2019 faz 05 dias e não informou a data da entregar da CNH.
Alguém pode me ajudar

Flávio Santos
Visitante
Flávio Santos

Boa noite, tô tirando pra AeB passei na A e fui reprovado na B, na prova prática, vou ter que fazer o teste dos dois novamente?

Denilson Santos
Visitante
Denilson Santos

Flavio,

Não você ira fazer somente no categoria em que infelizmente perdeu.
vale ressaltar que só será possível realizar novamente o exame após 15 dias uteis.

FATIMA
Visitante
FATIMA

NAO CONSEGUI TIRA A CARTEIRA PORQUE FIQUEI NERVOSA NO DIA DO DETRAR, PAGUEI NA SEGUNDA VEZ E NAO CONSEGUI DE NOVO ,FUI NA AUTO ESCOLA E CANCELEI SE EU QUIZER VOLTA A TRAZ E PAGAR PRA CONTINUA DE ONDE PAREI POSSO,OU TEREI QUE PAGAR TUDO NOVAMENTE DO COMEÇO

Denilson Santos
Visitante
Denilson Santos

Fatima,
você tem um prazo de uma ano para realizar todos os processos conseguir a CNH,. diante a data de compra do laudo , Por EX 24/10/2019 valido até 24/10/2020.
Caso você passa deste prazo infelizmente vai ter que realizar todos os processos novamente.

MARCO LIMA
Visitante
MARCO LIMA

Fui punido por exceder 20 pontos em dez ano passado. Fiz todo processo, e em meio a punição minha cnh venceu. Levei a documentação ao detran Armênia deram baixa, mas a 4 dias vou ao detran e ainda não consta a baixa… Como cidadão lamento que tenhamos que passar por transtornos assim, por que demorar tanto para liberar a CNH ou mesmo o sistema, para que eu possa fazer o que o Detran mesmo exige.

Jailson Adriano Barros de sousa
Visitante
Jailson Adriano Barros de sousa

Como sei se tenho direito ao a cnh grates?
Pelo bolsa familia

jose carlos azevedo da silva
Visitante
jose carlos azevedo da silva

tirei minha carteira mas ja tem um tempo que nao troquei a provisoria pra definitiva por problemas eu perco a carteira,ja faz um ano e meio consigo pegar a defenitiva?