Fique atento, CHN digital será liberada em Goiás até o final do ano
Você que reside no Estado de Goiás e já possui Carteira Nacional de Habilitação, fique ligado pois será liberado até o final deste ano a CNH Digital totalmente de graça.
A perspectiva do órgão é disponibilizar gratuitamente até o final do ano para quem já é habilitado e a partir do ano que vem, a previsão é que será cobrado uma taxa de R$ 10,00, mas isso está definido somente para Goiás. Nos demais Estados ainda não há nada acertado em relação aos valores, mas o projeto terá início em todo o país a partir de fevereiro de 2018.
Como vai funcionar a CNH Digital?
- Somente quem já possui A CNH impressa que possua o QR Code. Esse código permite a leitura por aparelhos eletrônicos;
- A partir da liberação em cada Estado, será necessário o cadastramento no Portal de Serviços do DENATRAN;
- Confirmar os seus dados no DETRAN onde foi emitida a CNH impressa;
- O DETRAN irá determinar ou não o pagamento de taxa;
- Poderá baixar o aplicativo pelas lojas do Google ou da Apple;
- O DENATRAN irá disponibilizar um código de ativação que será enviado por e-mail;
- Com uma senha de 4 dígitos, você poderá acessar no seu aparelho de celular.
Segundo o Governo Federal, a previsão é que até fevereiro de 2018 todos os DETRANS já estejam aptos a emitirem a CNH Digital em todo o país, começando em Goiás, como já foi informado, até mesmo como um teste para a mudança.
Qual será a utilização da CNH Digital?
Além da utilização normal de Carteira Nacional de Habilitação, você poderá consultar pontos, proximidade de vencimento da carteira e poderá exportar o arquivo da CNH, quando necessário.
Não é necessário sinal de internet
Outra informação importante sobre a CNH Digital é que poderá ser acessada sem sinal de internet. Isso mesmo, após realizar o login com a senha de 04 números, o usuário poderá ter livre acesso off-line.
Lembre-se, andar com a CNH seja a Digital ou impressa ainda é obrigatório e a multa para quem anda sem é de R$ 88,38 mais 3 pontos na carteira. A Câmara Federal está ainda em discussão sobre o tema, mas ainda não definiu se será ou não orbitário o porte de CNH. Então não corra o risco e mantenha a sua sempre à mão.
Gostou? Então compartilhe na sua rede social!
Márcia Rabelo