O que é e como funciona o DENATRAN

Saiba o que é e como funciona o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito)

O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) é o órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito, tem autonomia administrativa e técnica, e jurisdição sobre todo o território brasileiro. Tem como objetivo principal fiscalizar e fazer cumprir a legislação de trânsito e a execução das normas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Além disso, o Departamento possui a atribuição de supervisionar e coordenar os órgãos responsáveis pelo controle e fiscalização da execução da Política Nacional de Trânsito.

O DENATRAN tem total autonomia e é responsável por estabelecer procedimentos sobre a aprendizagem e habilitação de condutores de veículos, expedição de documentos, registros e licenciamento de veículos.

As funções do DENATRAN são subdivididas entra as seguintes coordenações:

CGIE (Coordenação-Geral de Informatização e Estatística): Fornecer aos órgãos competentes assim como ás entidades do Sistema Nacional de Trânsito, informações sobre registro de veículos e de condutores, mantendo essas informações atualizadas e repassadas aos demais órgãos do SNT.

CGIJF (Coordenação-Geral de Instrumental Jurídico e da Fiscalização): instruir os recursos interpostos às decisões do CONTRAN; encaminhar à Consultoria Jurídica do Ministério das Cidades subsídios e informações necessárias à instrução da defesa da União nos processos judiciais; acompanhar a tramitação de proposições legislativas de interesse do Sistema Nacional de Trânsito no Congresso Nacional, em articulação com o Gabinete do Ministro das Cidades; dentre outras.

CGIT (Coordenação-Geral de Infraestrutura de Trânsito): elaborar juntamente com o Sistema Nacional de Trânsito e os demais órgãos e entidades, e submeter à aprovação do CONTRAN a complementação ou alteração da sinalização e dos dispositivos e equipamentos de trânsito, supervisionar a implantação de projetos e programas relacionados com a engenharia de tráfego, de segurança veicular e de trânsito e de sinalização; dentre outras.

CGPNE (Coordenação-Geral de Planejamento Normativo e Estratégico): Tem como objetivo juntar-se ao Sistema Nacional de Trânsito assim como o de transporte e segurança pública e assim promover, executar e controlar as ações para a ordem da segurança no trânsito bem como supervisionar a implantação de projetos e programas relacionados com a engenharia, educação, administração, policiamento e fiscalização do trânsito.

CGQFHT (Coordenação-Geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito): Tem como função promover as atividades relacionadas à educação de trânsito para pedestres, promover cursos de desenvolvimento de pessoal, com vistas à capacidade técnico-profissional ligada ao trânsito.

CGPO (Coordenação-Geral de Planejamento Operacional): Coordenação-Geral de Planejamento Operacional (CGPO): planejar e controlar a arrecadação das receitas do Departamento e a execução das atividades orçamentárias, financeiras, patrimoniais e contábeis, sob a supervisão da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração – SPOA; coordenar e supervisionar os procedimentos para elaboração e o acompanhamento de contratos de receitas e despesas, convênios, acordos e congêneres. 

Ao DENATRAN também compete à definição de sequências de três letras para as placas de veículos [1] em cada Unidade da Federação.

1

Deixe seu Comentário

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
Gleyce kelly de lima cavalcanti Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Gleyce kelly de lima cavalcanti
Visitante
Gleyce kelly de lima cavalcanti

Nao estou conseguindo me escrever no detran gratuitamente gostaria muito… Leia mais »

© 2018 Clube DETRAN Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account