fechar

Saiba o que é CONTRAN e por que ele é importante 

Muitos condutores não sabem o quanto é importante conhecer o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). Ter conhecimento é estar por dentro de todas as novidades relacionadas ao assunto, direitos e obrigações na condução de um veículo ou na compra do mesmo. O CONTRAN é o órgão máximo normativo e consultivo, possui sede em Brasília onde deve estabelecer normas regulamentares para as leis de trânsito, bem como elaborar diretrizes da Politica Nacional de Trânsito.

É o CONTRAN quem coordena todos os órgãos do sistema nacional de trânsito. Qualquer atividade realizada por outros órgãos de trânsito devem estar de acordo com as normas regulamentadoras estabelecidas pelo CONTRAN.

Dentre suas atribuições, citaremos algumas que são consideradas mais importantes:

Multas por infração de trânsito – O CONTRAN é responsável por criar normas à série de procedimentos para arrecadar, compensar e impor as multas por infrações cometidas por condutores que estão rodando de forma irregular.


Normalizar todo o processo de habitação até o licenciamento – Todo o processo que o condutor tem que passar até adquirir sua CNH, expedição da CNH, registro e licenciamento de veículos são procedimentos normatizados pelo CONTRAN. É muito importante que ao adquirir um veículo, o condutor saiba antes qual o órgão responsável por elaborar as normas que regulamentam o procedimento de registro e licenciamento do automóvel.

Caráter informativo – Os condutores possuem dúvidas em relação às normas de trânsito e o CONTRAN é responsável por esclarecer e responder sobre essas dúvidas.

Recursos – Sabe os recursos contra notificações de penalidade recebidas pelo DETRAN, que, por algum motivo, não foram conhecidas ou foram negadas? O CONTRAN tem caráter de um órgão de segunda instância, assim, as decisões aplicadas podem ser recorridas.


Devem ser submetidos ao CONTRAN, todos os requisitos e normas de segurança para montagem e fabricação de veículos. É o CONTRAN que faz essa aprovação bem como as normas de segurança de trânsito, condutores, passageiros, vestuários de proteção, educação para o trânsito.

É de grande importância antes de adquirir um veículo saber se ele está de acordo com as normas estabelecidas pelo CONTRAN. Verifique a análise veicular e documentação junto aos órgãos competentes. Todos esses detalhes são importantes verificar para que você não tenha problemas futuros ao comprar seu automóvel.

Saber sobre as leis de trânsito e seus órgãos competentes, torna-se uma obrigação para quem não quer enfrentar problemas futuros. O mais importante é você fazer uma aquisição segura e adequada.




Tags : CONTRANDENATRANDETRAN

6
Deixe seu Comentário

avatar
6 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
4 Autores de comentários
Agostinho Wynandes LinaresAgostinho LinaresJohncresioLuiz Lauro carvalho Duartemarluce Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Agostinho Wynandes Linares
Visitante
Agostinho Wynandes Linares

Como já disse, os Brasileiros é que carregam o Brasil nas costas, com impostos demasiados, um dos alvos ultimamente são os motoristas, que pagam impostos em demasia, e ainda são apenados com multas por qualquer motivo. Minha esposa recentemente foi apenada com multa por transitar na faixa de ônibus, sendo que ao avistar a placa de faixa exclusiva, em horário de pico em Campinas, não conseguiu passar para outra faixa e foi multada, e olha que ela é extremamente cautelosa em obedecer as regras de trânsito. No primeiro semestre deste ano, a EMDEC-CAMPINAS, arrecadou mais de 50.000.000,00 em multas de… Leia mais »

Agostinho Linares
Visitante
Agostinho Linares

Devemos obedecermos as regras de trânsito, desde que sejam usadas com coerência, não para alimentar as Empresas e a corrupção. Pedágio também é um meio incompreendido de arrecadação, pois, já pagamos dezenas de outros impostos que seriam suficientes para manter as estradas bem cuidadas – tanto é desnecessário que as empreiteiras ganharam tanto dinheiro q serviram à corrupção.

Agostinho Linares
Visitante
Agostinho Linares

Gostei de terem acabado com radares móveis. Precisam rever os radares fixos, aqui na região tem de 30, 40 e 50 km/h, pois, eles alimentam a industria das multas, aqui em Campinas e região é demais o volume de multas. Também rever o rodizio em São Paulo, outra industria de multas, é melhor proibir a venda de veículos, pois, o cidadão compra o veículo paga uma exaustiva gama de impostos, depois é limitado no uso do veículo- instrumento – cerceado no direito de ir e vir, que alimenta a economia do País e alimenta a Petrobrás, a qual estava tão… Leia mais »

Johncresio
Visitante
Johncresio

Eles fazem lei e já bota em vigor primeiro tem de fazer propaganda pro povo ver não só o motoristamas a população tambei. Tem tambei de começa a fala de trânsito mas sala de aula no ensino fundamental e médio. Si fica só multando não vai melhor não

Luiz Lauro carvalho Duarte
Visitante
Luiz Lauro carvalho Duarte

Muito bom estas informação. Todo e qualquer motorista tem que observar. as normas de trânsito. Para que possuamos ter a certeza que faremos uma boa viagem .
Parabéns. …q DEUS o abençoe e que Jesus o acompanhe a todos os motoristas. Obrigado ….

marluce
Visitante
marluce

O unico comentario q deixo é..Porq a prova do Detran muda tanto eu vou super bm nos simulados..e nao consegui ainda passar na prova.