Governo do Distrito Federal propõe CNH Gratuita para pessoas de baixa renda
Foi proposto pelo governador distrital, Ibaneis Rocha, do MDB, a CNH Gratuita para o Distrito Federal destinado às pessoas de baixa renda. Segundo o secretário da Casa Civil, Valdetário Monteiro, “a ideia do governador é permitir, com isto, que essas pessoas tenham mais oportunidades de emprego e de desenvolvimento pessoal”.
Já existe um projeto tramitando na Câmara Federal para que o programa CNH Social seja expandido para todo o país, mas, enquanto não é analisado e aprovado, alguns estados já implantaram o programa em suas regiões.
No Distrito Federal a PL 944/2020 já foi protocolada junto a Câmara Legislativa, para facilitar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação para pessoas que irão retirar sua primeira habilitação, o que inclui parte da população carente, além de fomentar o mercado de trabalho. A proposta prevê a liberação para todas as categorias, incluindo condutores de caminhões e ônibus. Sendo aprovada, será realizado a previsão de vagas que deverá estar de acordo com o orçamento Distrital.
ATENÇÃO: Governo do Distrito Federal sanciona lei que garante CNH gratuita
Quais critérios para participar da CNH Gratuita do DF?
Para participar do programa CNH Gratuita do DF, alguns critérios serão exigidos, tais como:
- Ser estudante;
- Ter mais de 18 anos;
- Que façam parte do Cadastro Único de programas sociais do governo;
- E tenham mais de dois anos de moradia comprovada no Distrito Federal.
Programa já existe em outros estados
A CNH Social ou Gratuita já está disponível em outros estados brasileiros, como Goiás, Espírito Santo, Paraíba, Bahia, Amazonas. Mas para participar, o candidato deve se informar junto ao Detran de cada região para saber sobre as inscrições e disponibilidade de vagas.
Atenção para os Golpes via WhatsApp
Esse tipo de programa social atrai não somente interessados em obter a sua CNH de forma gratuita, como também pessoas mal intencionadas que, se aproveitam da falta de informação e enviam links prometendo que o sorteado ganhe uma vaga no programa, desde que realize um pagamento antecipado para garantir a vaga. Não caia desse golpe. Informe-se no Detran da sua região pelo site ou diretamente para saber se há disponibilidade.