CNHs terão novo código de segurança (QR Code)

CNHs terão novo código de segurança para evitar fraudes

Para aumentar a segurança contra fraudes e cópias ilícitas das CNHs (Carteiras de Motorista), o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou nesta terça-feira (9) o funcionamento da nova tecnologia de QR Code. Cerca de 300 mil carteiras já foram emitidas com o novo modelo desde 1º de maio.

O  modelo antigo, sem código de barras bidimensional e dados criptografados, será substituído gradualmente, à medida que os motoristas forem renovando suas habilitações, que têm validade de cinco anos. A nova carteira não exige a substituição das CNHs cujo prazo de validade não tenha expirado.

A tecnologia permitirá que os dados dos motoristas brasileiros sejam acessados pela leitura do QR Code, que dará acesso ao banco de dados do Denatran, onde estará uma versão digital da CNH, com dados biográficos e foto do titular do documento.

Para o diretor do Denatran, Elmer Vicenzi, essa segurança não fica somente no campo da documentação de trânsito. “Essa implementação vai permitir a toda sociedade conferir a foto. Qualquer setor da sociedade poderá ter acesso, seja numa relação civil, seja numa relação empresarial, como bancos, cartórios e empresas de locadoras de veículos, por exemplo.”

Aplicativo de leitura – O aplicativo responsável por realizar a leitura do código é o “Lince”, já disponível para sistemas Android e iOS. Segundo a presidente do Serpro, Glória Guimarães, o QR Code da CNH é diferente dos comumente utilizados. “O que nós desenvolvemos foi uma combinação do QR Code existente hoje, que divulga apenas dados textuais, mais a fotografia, através de um software chamado H264, todo em software livre”, explicou.

O Denatran não prevê nenhum custo adicional aos motoristas, mas, como a emissão da CNH é regulamentada pelos estados, caberá às unidades da Federação regulamentar a taxa a ser cobrada.

*Com informações do Ministério das Cidades/Agência Brasil

O Clube DETRAN foi desenvolvido para você que não quer ser reprovado na hora da sua prova teórica do DETRAN! Aqui você pode estudar com o Simulado DETRAN, com as provas e testes do DETRAN de vários estados do Brasil.

2

Deixe seu Comentário

avatar
2 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
2 Autores de comentários
Deildo300695Camila Milena Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Deildo300695
Visitante
Deildo300695

Otimo esse codigo de segurança so assim os fraudadores de CNH nao terao mais como falsificar a carteira e colocar nas ruas motoristas sem nenhuma condiçao de conduzir pena e que nas CFCs ainda existe pessoas q facilita o processo de formaçao de condutor junto com alguns funcionarios do Detran e acaba aprovando pessoas sem nenhuma condiçao ou formaçao adequada pra ser um condutor conciente que respeita as vidas nos transitos de nosso pais

Camila Milena
Visitante
Camila Milena

OK. Fico feliz por cada dia os senhores se preocupem em melhorar esse benefício.

© 2018 Clube DETRAN Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?