Saiba como e onde posso fazer o licenciamento do meu carro
Licenciar seu veículo é obrigatório e der dever feito anualmente é importante estarmos com a documentação do carro sempre em ordem porque se você for parado em algum comando poderá ser multado ou nos casos mais graves ter o carro apreendido se não estiver em dia com o licenciamento. O licenciamento de veículos é feito de acordo com o final da placa do carro. Saiba aqui como e onde posso fazer o licenciamento do meu carro.
Tabela de licenciamento 2017 em São Paulo:
- Final da placa: 1 | Prazo para a renovação: Abril;
- Final da placa: 2 | Prazo para a renovação: Maio;
- Final da placa: 3 | Prazo para a renovação: Junho;
- Final da placa: 4 | Prazo para a renovação: Julho;
- Final da placa: 5 e 6 | Prazo para a renovação: Agosto;
- Final da placa: 7 | Prazo para a renovação: Setembro;
- Final da placa: 8 | Prazo para a renovação: Outubro;
- Final da placa: 9 | Prazo para a renovação: Novembro;
- Final da placa: 0 | Prazo para a renovação: Dezembro.
Se você residir em outro estado acesse o portal do DETRAN e verifique a tabela correspondente.
Não é necessário ir às unidades do DETRAN SP ou imprimir boleto para pagar o licenciamento. Basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ao caixa bancário ou selecionar essa opção nos terminais eletrônicos das agências bancárias ou na internet banking.
Ao pagar o custo de envio pelos Correios junto com a taxa de licenciamento, o documento é emitido automaticamente e a entrega é realizada em até sete dias úteis no endereço de registro do veículo, por isso é importante estar com o cadastro atualizado no DETRAN.SP.
O motorista pode acompanhar a entrega do CRLV pelo portal do DETRAN, em “Serviços Online”. A página fornece o código de rastreamento para checar o andamento no site dos Correios. Você também pode comparecer ao Poupa Tempo com exceção do posto Luz e também comparecer aos postos do DETRAN. Caso você não renove o licenciamento do seu carro, você corre o risco de tomar uma multa de R$ 191,54 além de 7 pontos na carteira e a apreensão do veículo.
Pagar o licenciamento em atraso gera a cobrança de multa e juros de mora. Caso não seja feito, o dono do veículo pode ter o nome inscrito no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados (Cadin) e na dívida ativa do Estado pelo débito em aberto. Além disso, conduzir veículo não licenciado é infração gravíssima. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de R$ 293,47, sete pontos na habilitação e remoção do veículo a um pátio.
Se ainda houver alguma dúvida acesse nossa página.
Gostou? Então compartilhe na sua rede social!
Elaine Rezende