fechar

Saiba como receber a Indenização do Seguro DPVAT

O Seguro DPVAT – Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre é um seguro social que tem como objetivo principal indenizar as vítimas de acidentes de trânsito, seja motorista do veículo automotivo, passageiro do veículo ou pedestre que esteja circulando nas vias púbicas.

Atualmente a Seguradora Líder é responsável pela administração do Seguro DPVAT, uma de suas funções é garantir que os cidadãos tenham todas as informações referentes aos benefícios em todo o país. O Seguro DPVAT disponibiliza as indenizações para acidentados para as seguintes categorias: despesas médicas, hospitalares, invalidez permanente e morte.

Vale lembrar que os acidentes indenizados são aqueles que por algum motivo aconteceu o acidente devido a um problema na via territorial, o Seguro DPVAT indeniza danos que impactam a vida e não danos materiais.  O Seguro DPVAT é pago anualmente pelos motoristas proprietários de veículos. Pesquisam afirmam que 45% do valor arrecadado são indicados ao Ministério de Saúde (SUS) para ajudar nos atendimentos hospitalares às vítimas em todo o país, 5% são para o DENATRAN das cidades para programas de prevenção a acidente e 50% são para as indenizações e reservas.


Você deve saber que o pagamento da indenização tem o prazo de 30 dias para ser liberada após a comprovação dos documentos exigidos e é feito em conta corrente ou poupança da vítima ou dos beneficiários em caso de falecimento da vítima.

Abaixo algumas informações importantes:

  • Todos os bancos estão autorizados a creditar o reembolso/indenização em conta corrente do beneficiário;
  • Apenas os bancos Itaú, Bradesco e Caixa Econômica Federal podem fazer o depósito em conta poupança;
  • Para as vítimas que não possuem conta bancária, devem solicitar ao ponto de atendimento uma carta de encaminhamento para abertura de conta poupança impressa em papel timbrado da seguradora e ir a um dos bancos autorizados (Itaú/Bradesco/ CEF);
  • Para solicitar a Autorização de Pagamento de Indenização do Seguro DPVAT a vítima deve preencher um formulário disponibilizado pela Seguradora Líder antes de ir ao banco.

Passo a passo para receber a Indenização

1º passo: Confira abaixo os documentos necessários para dar entrada no seu pedido de indenização, de acordo com a cobertura desejada.

2º passo: Junte todos os documentos e entregue em um dos nossos 8 mil pontos de atendimento autorizados disponíveis aqui ou dê entrada no aplicativo do Seguro DPVAT.


3º passo: Acompanhe o andamento do seu pedido de indenização por aqui, pelo próprio App ou pela Central de Atendimento – 4020-1596 (Regiões Metropolitanas) ou 0800 022 12 04 (Outras Regiões).



Tags : DPVATSeguroSeguro DPVAT

31
<h3><strong>Deixe seu Comentário</strong></h>

avatar
30 Comentar tópicos
1 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
29 Autores de comentários
Janeideedna sales de MenezesMilianiGlayceFabio pereira fernandes Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
edna sales de Menezes
Visitante
edna sales de Menezes

cai de moto ha um ano atras mas estou afastada e ainda e fazendo tratamento pois rompi os tendões do joelho menisco fiz duas cirurgias uma em janeiro e outra em outubro fazendo fisioterapia será q posso receber o seguro dpvat ainda

Miliani
Visitante
Miliani

Sofri um acidente em que meu carro capotou 2 vezes mais só tive ferimentos leves, eu consigo acionar o depvat ?

Glayce
Visitante
Glayce

O pai da minha filha sofreu um acidente de moto e quebrou a canela tendo q ficar 3 a 4 com gesso e esta desempregado e ta tendo gastos com remédio posso dar entrada no seguro dpvt

Fabio pereira fernandes
Visitante
Fabio pereira fernandes

Ele trincou a clavícula e o osso da bacia,so pode andar de cadeira de rodas

Fabio pereira fernandes
Visitante
Fabio pereira fernandes

O meu filho tem 13 anos foi atropelado em quanto vim de bicicleta quando um caminhão a tropelou,so que o veículo sumiu do local sem presta o socorro,entao nao sabemos a placa do caminhão e ninguem a aviu,como eu fasso neste caso pra meu filho ter direito do dpvat

Bruna
Visitante
Bruna

Sofri um acidente de moto dia 23 de novembro tive poucos ferimentos.Mesmo assim tem direito?

Janeide
Visitante
Janeide

Também gostaria de saber ….sofri um acidente de moto hoje ,os bombeiros n me deram nenhum documento comprovando os ferimentos e por n ter quebrado nada,eu n quiz ir ao hospital,embora tenha cido apenas alguns ferimentos ,estou tendo dificuldades p andar . Tenho direito ao seguro DPVAT ?

Marilene Lopes Hentzy
Visitante
Marilene Lopes Hentzy

Bom dia, sofri um acidente de moto, quebrei o pé e nao tenho como arcar com as despesas básicas, consigo dar entrada no seguro??

Maria Aparecida de Jesus Oliveira
Visitante
Maria Aparecida de Jesus Oliveira

Sofri um acidente de moto no inicio de setembro,tive alguns ferimentos um dedo quebrado, gastei com remédios e estou precisando fazer fisioterapia no punho,não tenho dinheiro pra pagar, sofri horrores de dor de cabeça, até melhorar sozinho. posso pedir o seguro ainda?