Governo de AL veta projeto de lei que institui CNH Social

Projeto CNH Social foi vetado devido à inconstitucionalidade formal e material

O governo do Estado resolveu vetar totalmente o projeto de lei que institui a CNH Social de condutores de veículos automotores. Os motivos são diversos, dentre eles, impacto financeiro às contas do Estado e despesas ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O despacho está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (18).

De acordo com a publicação, a matéria em questão trata sobre a CNH Social, Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores.

A proposta em análise prevê isenção de taxas públicas referentes aos serviços prestados pelo Detran, relativos à obtenção, adição e mudanças nas categorias da CNH, bem como à aquisição da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).

Na decisão, o governo reconhece os objetivos sociais do projeto, porém, a matéria afrontaria a Constituição Estadual, considerando que “são de iniciativa privativa do Governador do Estado as leis que disponham sobre matéria tributária, organização administrativa, serviços públicos e atribuição dos órgãos da administração direta e autárquica”.

Além disso, a proposta acarreta impacto financeiro às contas do Estado, imputa obrigações e despesas ao Departamento de Trânsito, assim como institui programas e projetos não incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA), nem previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no Plano Plurianual (PPA), o que contraria as normas disciplinadoras das finanças públicas, previstas na Constituição.

“Em virtude da inconstitucionalidade formal e material dos arts. 1º, 5º e 8º, os demais dispositivos acabam afetados, pois guardam relação de interdependência com aqueles maculados com o vício de inconstitucionalidade, justificando-se o veto integral ao prospecto legislativo em questão”, diz trecho da publicação.

Apesar do veto do Executivo, o projeto de lei segue, agora, para a Assembleia Legislativa (ALE), onde será apreciado em plenário pelos deputados, que podem acatar ou derrubar o veto.

CNH SOCIAL

Havia uma expectativa de o governo implantar oficialmente a CNH Social até o final do ano passado. O projeto busca garantir às pessoas de baixa renda o direito à habilitação, de forma gratuita – mediante subsídio integral do próprio Detran -, em qualquer centro de formação de condutor.

*Com informações do Portal Gazetaweb.com/G1

O Clube DETRAN foi desenvolvido para você que não quer ser reprovado na hora da sua prova teórica do DETRAN! Aqui você pode estudar com o Simulado DETRAN, com as provas e testes do DETRAN de vários estados do Brasil.

7

Deixe seu Comentário

avatar
7 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
6 Autores de comentários
MagdaeudesEmmily nascimentoLeonardoInez condotta jesus Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Magda
Visitante
Magda

É realmente o que ajuda o pobre dura pouco é realmente desisdesistimulante esse nosso pais

Magda
Visitante
Magda

Gostaria de saber se no Estado do Rio Grande Do Sul também está vetado.

eudes
Visitante
eudes

mas em em alagoas, o governador, filho do presidente do senado vetor, considera que esse plano vai aumentar a receita do estado.
Absurdo,lembrando que o custo aqui para tirar cnh ou circular nos ônibus coletivo é altíssimo.

Emmily nascimento
Visitante
Emmily nascimento

Eu quero tiar minha habilitação

Leonardo
Visitante
Leonardo

Aqui em Guariba tem cnh social

Inez condotta jesus
Visitante
Inez condotta jesus

Muito bom! Os valores pra tirar a carta de motorista e alto.assim as escolas vao deminuir os valores.parabens detran

© 2018 Clube DETRAN Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?