fechar

Deixe sua avaliação

A partir de agora não é mais necessário ir ao DETRAN para adquirir a CNH Digital

A divulgação foi feita pelo Serpro, Serviço Federal de Processamento de Dados, através de um comunicado oficial e a confirmação de que a partir de agora não é mais necessário ir ao DETRAN para adquirir a CNH Digital. Mas para adquirir a CNH Digital, o motorista precisa ter a CNH impressa com o QR Code na parte de trás para fazer a identificação do documento.

Segundo declaração de Alexandre Baldy, atual ministro das cidades, “a necessidade de atendimento presencial era uma exigência que limitava a procura do cidadão pelo documento digital. Nem todos os motoristas tinham tempo para ir a um posto de atendimento do DETRAN. Mas, agora, ficou muito mais rápido e prático, facilitando a vida das pessoas”.

A partir de agora basta seguir o passo a passo abaixo para fazer a solicitação da sua CNH Digital:

A partir de agora basta seguir o passo a passo abaixo para fazer a solicitação da sua CNH Digital
  • Fazer o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” (CDT), na Google Play e App Store;
  • Fazer o cadastro requerido na primeira inicialização do aplicativo.
  • Após a ativação através do e-mail, deve-se fazer login no aplicativo e clicar em “adicionar documento”;
  • A emissão da CNH Digital pode ser de três maneiras: “pelo celular”, “com certificado digital” e “sem certificado”. Apenas a primeira não requer comparecimento ao DETRAN;
  • Escolhendo a opção “pelo celular”, o usuário deve primeiro usar o seu dispositivo móvel para ler o QR Code, que fica na parte interna da CNH em papel. Depois, ele faz a “prova de vida”, um movimento físico do usuário, lido pela câmera do celular, para garantir que ele é mesmo quem está sendo identificado;
  • Com essa validação, será necessário informar o número de telefone celular. Neste momento, será disponibilizada a CNH Digital no dispositivo móvel.
  • E por fim, o app solicita a criação de uma senha de quatro dígitos, uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado.

Durante o procedimento de instalação e cadastro do aplicativo, será realizado um teste simples de vida que consiste em fazer movimentos com a câmera impedindo que o mecanismo possa ser fraudado com fotografias.


O acesso ao aplicativo para instalação com a nova informação está liberado desde o dia 20 de dezembro. E já foram divulgadas a criação de 620 mil CNHs Digitais em todo o Brasil. E quem desejar emitir a 2ª via da impressa com o QR Code o valor é de aproximadamente R$ 42,41 em São Paulo.

E são mais de 60 milhões de pessoas com a Carteira Nacional de Habilitação, ou seja, o numero de CNHs Digitais ainda é muito baixo, mas provavelmente por se tratar de época de festas de fim de ano e a divulgação de não ser mais necessário ir ao DETRAN para adquirir a CNH Digital ser recente, as pessoas ainda não tiveram um interesse maior no assunto. E mesmo que o usuário esteja sem internet, será possível o acesso off-line a CNH Digital em qualquer momento.


Tags : CNHCNH DigitalCNH Social

1

Deixe seu Comentário

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
Arnaldo Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Arnaldo
Visitante
Arnaldo

Eu fiz a minha desde Agosto de2018, e nem tem QRcode.Só baixei o aplicativo e preenchi o q pede.Tanto a Chh digital como o documento do veículo.