Novo RG lançado pelo Governo de São Paulo não vale como CNH
O Governo do Estado de São Paulo autorizou a emissão do novo RG, e já possui postos para emitir o documento, mas apesar de conter o número da CNH, ele não irá substituir a Carteira Nacional de Habilitação. A atualização atende ao decreto federal 9.278, de 2018, e os estados terão até março de 2020 para atender ao determinado.
Poderão ser incluídos registros como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e NIS/PIS/PASEP.
O que muda com o Novo RG?
Com a mudança no Novo RG, o usuário poderá incluir no documento mais informações e dados e inclusive eventuais doenças. Além disso, possui dispositivos contra falsificações. No novo RG terão as seguintes informações:
- Indicativo para Pessoa com Deficiência;
- Registro em vermelho que facilita a identificação;
- Código de segurança;
- Fundo off-set, com brasão da República;
- Inclusão de dados de outros documentos;
- Possui um QR Code.
Quem poderá tirar o Novo RG?
Somente as pessoas que irão retirar o RG pela primeira vez ou a 2ª via poderão obter o Novo RG. Desta forma, o modelo antigo continua valendo, não sendo necessário a troca do documento.
Postos em São Paulo para tirar o Novo RG
Existem postos em todo o Estado e você poderá verificar na sua cidade. Na capital, esses são alguns postos que já disponibilizam da emissão do Novo RG:
- Assembleia Legislativa
- Barra Funda Fórum
- CIC Feitiço Da Vila
- CIC Grajaú
- CIC Imigrantes
- CIC Jardim São Luis (Sul)
- CIC Leste – Itaim Paulista
- CIC Norte Jova Rural
- CIC Oeste Taipas
- Descomplica São Miguel
- Casa Capital
- Sap Capital
- Lapa
- Santo Amaro
- Sé
O Governo Estadual pretende, no futuro, que apenas um documento seja exigido pelas autoridades de trânsito, mas precisa da autorização da Justiça, o que ainda não ocorreu.