fechar

Saiba o que é CIRETRAN e por que ele é importante

Os órgãos públicos de trânsito estão cada vez mais exigentes em relação ao tráfego nas cidades e rodovias do Brasil. O CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito) é um dos órgãos que presta apoio ao trânsito, buscando mantê-lo organizado nas vias urbanas e procurando fazer com que tenha maior fluidez e rapidez na condução dos usuários, sejam motoristas ou pedestres. O CIRETRAN atua nas regiões dos municípios e interior dos estados.

A Circunscrição Regional de Trânsito, conhecida como Ciretran, é órgão do DETRAN nos municípios do interior dos estados, tem a responsabilidade de exigir e impor a obediência e o devido cumprimento da legislação de trânsito no âmbito de sua jurisdição.

Em diversas cidades o DETRAN (Departamento Estadual de trânsito), conta com o apoio do CIRETRAN, assim todos os serviços não ficam centralizados em apenas um lugar. Sendo assim o usuário não precisa dirigir-se ao DETRAN de seu estado, ele pode dirigir-se ao CIRETRAN de seu município ou cidade.

As cidades possuem muitas opções de serviço, de indústria e comércio e o CIRETRAN tenta ao máximo garantir comodidade aos habitantes, mantendo o compromisso de melhorar as condições de tráfego.

Ele busca proporcionar segurança nos horários de pico (horário de maior fluxo de veículos), orienta os motoristas nos trajetos de ruas e avenidas, além disso, se mantêm em pontos estratégicos dando assistência aos motoristas e pedestres.

Detran-GO | Ciretran de Anápolis

O CIRETRAN é a Circunscrição Regional de Trânsito e suas delegacias são interligadas com o DETRAN nos municípios onde está instalada, em todo o interior do estado, tendo a responsabilidade principal de exigir e impor a obediência às leis de trânsito e seu devido cumprimento, representando o DETRAN nas cidades onde não existe a delegacia desse órgão.

Estando interligado com o DETRAN, o CIRETRAN prestam todos os serviços necessários aos usuários de veículos de sua cidade, atende também toda a população procurando soluções e facilitando as necessidades dos condutores e proprietários de veículos, sem haver a necessidade de procurar delegacias de outras cidades ou mesmo precisar ir para longe solucionar problemas.

Se você condutor de veículos tiver alguma dúvida ou precisar resolver algum problema, dirija-se ao CIRETRAN de sua cidade ou município. Lá você encontrará pessoas qualificadas e poderá sanar suas dúvidas e será orientado ao que fazer em relação a alguma ação pendente.

Algumas atividades realizadas pelo CIRETRAN:

  • Consulta sobre multas recebidas;
  • Consulta sobre pontos perdidos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Informações constantes do arquivo sobre os veículos;
  • Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
  • Licenciamento de veículos;
  • Registro de veículos automotores;
  • Seguro Obrigatório (DPVAT);
  • Emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Apreensão de CNH;
  • Apreensão de veículos (caminhões, ônibus, motos, táxis, vans de transporte escolar, etc.);
  • Liberação de documentos e de veículos.
Tags : CIRETRANCNHCONTRANDETRAN

3 Comentários

  1. boa noite. Em relação ao cadastro do motor. O próprio DETRAN MG faz a inspeção, o cadastramento e atualização dos documentos, sem cobrança de taxas, visto ser de interesse do próprio órgão. Já no RJ, o DETRAN faz a inspeção, e é cobrada uma taxa, via DUDA mas o processo segue todo para a capital RJ, onde se acumula com outros do estado inteiro. Estou aguardando cadastro e correção de potência do motor há 7 meses, e um amigo me disse que espera há mais de 2 anos. Porquê no estado do Rio os DETRANS não tem autonomia para fazer este cadastro e porquê é cobrada taxa se o cadastro é interesse do próprio órgão?

  2. Boa noite eu já terminei minhas aulas na cfc já tem 20 dias sendo que entrei em contato com a cfc e ela me informou que só talvez em maio…….. Quando for agendado já esquecemos td

Deixe seu Comentário