Permissão para Dirigir (PPD) DETRAN AL

Tire suas dúvidas sobre a Permissão para Dirigir (PPD) DETRAN AL

Várias foram às etapas que o candidato teve que se submeter até conseguir sua permissão para dirigir. Avaliações médicas e psicológicas, aulas práticas e teóricas, pagamento de taxas, documentações além de noites sem dormir com ansiedade pensando se tudo daria certo. Mas seu esforço valeu a pena e você conseguiu sua permissão para dirigir.

Na verdade, você só concluiu a primeira etapa de sua avaliação, após adquirir sua permissão para dirigir você ainda será avaliado durante um ano. O DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) de Alagoas tem essa função, estar atento a todos os seus movimentos no trânsito. Ele observa se você esta cumprindo as normas exigidas pela legislação. Com sua permissão para dirigir, você deve ser cauteloso para não efetuar infrações, tendo problemas com multas você pode colocar todo seu esforço a perder. Além de perder a chance de conseguir sua habilitação definitiva, pagará multas e ainda ficará um ano sem poder dar entrada novamente em um novo processo de habilitação.

Veja abaixo perguntas frequentes sobre Permissão para Dirigir (PPD)

Com minha permissão para dirigir, existe alguma restrição de lugares onde não posso ir?

Nesse período não há qualquer restrição ao tipo de via onde ele poderá circular (é permitido dirigir em rodovias e na cidade), mas não poderá cometer infração de natureza grave ou gravíssima ou reincidir em infração média. 

Quais são as penalidades para quem comete uma infração?

No caso do condutor estar ainda com a permissão provisória, ele poderá dependendo da infração cometida pagar multa, perder a permissão para dirigir e não conseguirá sua CNH definitiva. Ou ainda poderá responder judicialmente pelos seus atos.

Além da multa, quais são as outras penalidades que o condutor pode sofrer?

Seu veículo poderá ser apreendido e recolhido ao depósito onde permanecerá sob a custódia do órgão que o aprendeu. Para recupera-lo além de pagar multa você ainda terá que pagar as diárias do depósito.

Consigo tirar minha CNH definitiva se tomei multas e elas ainda não foram computadas?

Não conte com a sorte, pois o sistema é rápido, mas pode acontecer sim. Se no momento do pedido da permissão provisória para a CNH definitiva, não houver infrações registradas, você receberá sim sua permissão definitiva.

O DETRAN AL aconselha aos condutores que estão com suas habilitações para vencer que antes de dar entrada na Permissão Definitiva consulte seus pontos antes. O condutor poderá dar entrada um dia após o vencimento, se preferir poderá fazer isso pelo correio e sua habilitação será entregue no endereço fornecido. Para nova habilitação você pagará uma taxa assim como sua postagem pelo correio.

Sua habilitação definitiva terá validade de quatro anos, pois será contado um ano que você ficou conduzindo automóveis com a provisória. Com sua permissão definitiva em mãos, não pense que você pode sair por ai cometendo atos ilícitos. Preste muita atenção, você deve manter sua conduta de forma exemplar, não falar ao celular, não dirigir sem cinto de segurança, respeitar sinalizações e principalmente não conduzir o veículo embriagado entre outros. Se você for pego cometendo algumas dessas infrações receberá multas, poderá ter seu veículo apreendido e ainda poderá ser penalizado judicialmente.

Formou-se na instituição de ensino CECA Casimiro de Abreu, autora de textos e artigos para os sites Clube DETRANvocênoenem e i50.

Deixe seu Comentário

avatar

© 2018 Clube DETRAN Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?