fechar

Como tirar sua primeira habilitação no estado de Sergipe

Obter sua primeira habilitação (Carteira Nacional de Habilitação), não é mais como antigamente onde só as pessoas de alto poder aquisitivo conseguiam. Hoje em dia, vivendo em grandes cidades ou mesmo em lugares mais afastado a CNH facilita sua vida, economiza tempo e ainda ajuda em situações adversas. Para o candidato adquirir sua primeira habilitação, basta juntar algumas informações e dar o primeiro passo. A primeira exigência é que o candidato seja maior de 18 e saiba ler e escrever (seja alfabetizado). O candidato deve ter total consciência de todas suas atitudes devendo assumir todos os riscos, caso cometa alguma infração gravíssima poderá ser responsabilizado penalmente.

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento obrigatório que todo condutor de veículos deve ter. Ela atesta que o motorista está apto a dirigir e que conhece leis de trânsito. Só com ela é possível sair na rua com um veículo sem correr o risco de ser multado e ter o carro apreendido e sem colocar em risco a vida de outras pessoas. Para que isso não aconteça, agende dia e horário junto ao órgão do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), esse órgão tem como um dos objetivos sanar todas sua dúvidas a respeito de documentações, taxas e exames. Compareça levando RG, CPF e comprovante de endereço (recente).

Após fazer sua inscrição o candidato será orientado a respeito de alguns exames simples mais de fundamental importância.

O exame médico avalia as condições físicas do candidato, avalia a visão, força muscular, coração, pressão arterial e pulmões.

O exame psicotécnico ou psicológico avalia suas condições mentais. Permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir. Ao término dos exames o candidato receberá do psicólogo um formulário (Renach) atestando que ele está apto a iniciar as aulas práticas e teóricas.  Nesse momento o candidato já pode procurar um Centro de formação de condutores (autoescola).

A parte da autoescola é uma das mais importantes, é nela em que você vai ter todas as aulas teóricas e práticas. Ao comparecer na autoescola escolhida, não se esqueça de levar toda sua documentação, RG, CPF, comprovante de endereço e principalmente o documento que recebeu do psicólogo (Renach). Pesquise muito bem antes de fechar negócio com a autoescola, não procure facilitações, seja cauteloso e informe-se se ela realmente cumpre o que está prometendo.

Matriculado, o candidato iniciará pelas aulas teóricas que abrangem as seguintes disciplinas: legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiro socorros, noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio no trânsito e noções sobre o funcionamento do veículo. Ao término do curso, será realizada uma prova, organizados de forma individual e sem consulta o candidato deverá acertar no mínimo 70% das questões, essa prova poderá ser realizada em computadores o da forma tradicional (papel e caneta). A responsabilidade pela aplicação do exame é do órgão executivo de trânsito do estado do Sergipe.

Nas aulas práticas: o candidato será orientado sobre normas de circulação e conduta, direção defensiva, sinalização, parada do veículo e como estacionar. Realizadas as aulas práticas o candidato será submetido a uma avaliação que consiste em baliza, percurso e aclive (que apresenta uma subida ou inclinação para cima). Ao ser aprovado o candidato receberá sua permissão para dirigir, que é uma CNH provisória, com validade de um ano. Durante esse período o motorista deverá se comportar de forma exemplar no trânsito para não correr o risco de perder sua habilitação provisória. Após esse período o motorista receberá sua habilitação definitiva que deverá ser renovada de tempos em tempos. Seja prudente, dirija com atenção, não coloque sua vida e nem a vida das outras pessoas em risco.

Tags : Habilitação

1 comentário

  1. Guardas do SMTT tudo errados só cometem inflação de abusos ao cidadão de bem eu fui um

Deixe seu Comentário