Primeira Habilitação no Estado de Sergipe

Como tirar sua primeira habilitação no estado de Sergipe

Obter sua primeira habilitação (Carteira Nacional de Habilitação), não é mais como antigamente onde só as pessoas de alto poder aquisitivo conseguiam. Hoje em dia, vivendo em grandes cidades ou mesmo em lugares mais afastado a CNH facilita sua vida, economiza tempo e ainda ajuda em situações adversas. Para o candidato adquirir sua primeira habilitação, basta juntar algumas informações e dar o primeiro passo. A primeira exigência é que o candidato seja maior de 18 e saiba ler e escrever (seja alfabetizado). O candidato deve ter total consciência de todas suas atitudes devendo assumir todos os riscos, caso cometa alguma infração gravíssima poderá ser responsabilizado penalmente.

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento obrigatório que todo condutor de veículos deve ter. Ela atesta que o motorista está apto a dirigir e que conhece leis de trânsito. Só com ela é possível sair na rua com um veículo sem correr o risco de ser multado e ter o carro apreendido e sem colocar em risco a vida de outras pessoas. Para que isso não aconteça, agende dia e horário junto ao órgão do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), esse órgão tem como um dos objetivos sanar todas sua dúvidas a respeito de documentações, taxas e exames. Compareça levando RG, CPF e comprovante de endereço (recente).

Após fazer sua inscrição o candidato será orientado a respeito de alguns exames simples mais de fundamental importância.

O exame médico avalia as condições físicas do candidato, avalia a visão, força muscular, coração, pressão arterial e pulmões.

O exame psicotécnico ou psicológico avalia suas condições mentais. Permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir. Ao término dos exames o candidato receberá do psicólogo um formulário (Renach) atestando que ele está apto a iniciar as aulas práticas e teóricas.  Nesse momento o candidato já pode procurar um Centro de formação de condutores (autoescola).

A parte da autoescola é uma das mais importantes, é nela em que você vai ter todas as aulas teóricas e práticas. Ao comparecer na autoescola escolhida, não se esqueça de levar toda sua documentação, RG, CPF, comprovante de endereço e principalmente o documento que recebeu do psicólogo (Renach). Pesquise muito bem antes de fechar negócio com a autoescola, não procure facilitações, seja cauteloso e informe-se se ela realmente cumpre o que está prometendo.

Matriculado, o candidato iniciará pelas aulas teóricas que abrangem as seguintes disciplinas: legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiro socorros, noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio no trânsito e noções sobre o funcionamento do veículo. Ao término do curso, será realizada uma prova, organizados de forma individual e sem consulta o candidato deverá acertar no mínimo 70% das questões, essa prova poderá ser realizada em computadores o da forma tradicional (papel e caneta). A responsabilidade pela aplicação do exame é do órgão executivo de trânsito do estado do Sergipe.

Nas aulas práticas: o candidato será orientado sobre normas de circulação e conduta, direção defensiva, sinalização, parada do veículo e como estacionar. Realizadas as aulas práticas o candidato será submetido a uma avaliação que consiste em baliza, percurso e aclive (que apresenta uma subida ou inclinação para cima). Ao ser aprovado o candidato receberá sua permissão para dirigir, que é uma CNH provisória, com validade de um ano. Durante esse período o motorista deverá se comportar de forma exemplar no trânsito para não correr o risco de perder sua habilitação provisória. Após esse período o motorista receberá sua habilitação definitiva que deverá ser renovada de tempos em tempos. Seja prudente, dirija com atenção, não coloque sua vida e nem a vida das outras pessoas em risco.

Formou-se na instituição de ensino CECA Casimiro de Abreu, autora de textos e artigos para os sites Clube DETRANvocênoenem e i50.

Heribaaldo de Farias Lima Autores recentes de comentários
Heribaaldo de Farias Lima
Heribaaldo de Farias Lima

Guardas do SMTT tudo errados só cometem inflação de abusos ao cidadão de bem eu fui um