Quanto tempo demora para chegar a CNH Provisória

Entenda quanto tempo demora para chegar a CNH Provisória

A CNH Provisória ou Carteira Nacional de Habilitação Provisória, é o primeiro passo para quem está tirando o documento inicial. Ela vale por 01 ano e tem a mesma importância que a carteira definitiva, mas durante o período em vigência, o condutor não pode ter nenhuma notificação de irregularidade. Mas muitos têm uma grande dúvida que é referente a quanto tempo demora para chegar a CNH Provisória?

Após os processos legais para tirar a sua CNH, como exames, aulas teóricas e práticas, o aluno sendo aprovado, o DETRAN terá um prazo de 15 dias para recebimento da sua CNH Provisória.

Durante este período é como se fosse um teste para que você possa ter a CNH definitiva. Após o prazo de 01 ano, você deve solicitar a sua CNH definitiva e para isso será necessário também o pagamento de uma taxa. E vale lembrar que essa habilitação definitiva passará por uma análise para verificar se o condutor não sofreu nenhuma punição com muitas, sejam leves, graves ou gravíssimas. Pois caso tenha ocorrido, será necessário tirar uma nova CNH, ou seja, passar por todo processo novamente.

Por isso é importante ter muito cuidado e responsabilidade em qualquer situação como condutor, mas principalmente no período da CNH Provisória, pois dependendo disso terá que passar tudo novamente.

Como Solicitar a CNH Definitiva?

A CNH Definitiva pode ser solicitada após o período de 01 ano da sua Provisória. Para isso basta dirigir-se ao DETRAN da sua cidade, munido de documentos oficiais e xerox dos mesmos. Será necessário o pagamento de uma taxa e novas fotos para a CNH nova. O prazo para receber a sua CNH Definitiva também é de 15 dias após a aprovação.

Como saber o valor da taxa da CNH Definitiva?

Após a solicitação de substituição da CNH Provisória para a CNH Definitiva, você terá que pagar uma taxa e esse valor poderá ser verificado no site do DETRAN de cada cidade. Em São Paulo, por exemplo, o valor da CNH Definitiva é de R$ 31,96 e os custos do envio pelos Correios R$ 11,00, dando um total de R$ 42,96.

Então, tenha sempre em mente a importância da boa conduta no trânsito, independentemente de estar com uma Carteira Nacional de Habilitação Provisória ou Definitiva, tenha a responsabilidade e consciência, respeitando as leis e normas que regem a postura no trânsito. Assim além de multas e outros problemas, você também evita acidentes e imprevistos desagradáveis no seu dia a dia atrás de um volante.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites Clube DETRAN, vocênoenem e I50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

AlexandreAdriana SantosGideão Costa da AnunciaçãoLucas soterio vazLucas Cardozo Autores recentes de comentários
Alexandre
Alexandre

São 15 dias úteis ou corridos?

Adriana Santos
Adriana Santos

De onde vem a CNH provisória e se posso pegar por exemplo, Moro em Barcarena e fiz o processo em Abaetetuba, se vem de Belém eu posso buscar em Belém????

Lucas soterio vaz
Lucas soterio vaz

Troquei de categoria quando dias eu levo pra pegar

Lucas Cardozo
Lucas Cardozo

Fiz a prova prática dia 14 de março e hoje passado mais de um mês já, a minha P.p.d não chegou. A auto escola só me passou que ainda não chegou.
Estou aguardando. Porém um pouco indignado com a demora de quase um mês e meio.

Elielson Freitas
Elielson Freitas

Eu fiz o teste de volante dia 08/03/18 e até agora não recebi a minha ainda já faz quase 1 mês… O que será que ocorreu? A auto escola só diz que vai vir mas nunca chega…

douglas
douglas

Você ja pagou tudo ? pois eles costuma segurar ate que vc pague toda a habilitação!!

Gideão Costa da Anunciação
Gideão Costa da Anunciação

Entre no site do Detran de seu estado e lá procure a opção de situação de exames, coloque o número da sua LADV e verá se já está impressa, para a retirada no local que você comprou o laudo.

Gervásio
Gervásio

Qual o tempo médio para entrega, ou apenas consta no sistema do detran uma inclusão de categoria??

Cidade que fiz exame BH-MG
e sou de Contagem-MG.