fechar

Programa de Habilitação Social na Paraíba lança edital

Mais de 1,5 mil pessoas devem ter acesso à terceira edição do Programa de Habilitação Social na Paraíba, que foi lançado no último sábado (28), às 16h, durante solenidade no Espaço Cultural, em João Pessoa. A portaria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) deve ser publicada no Diário Oficial deste sábado e as inscrições acontecem a partir de quarta-feira (1º), seguindo abertas até o dia 10 de julho através do site do programa.

Oferecendo gratuitamente a Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) e da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda, o programa reserva 50% das vagas para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, beneficiários ou com perfil para o Bolsa Família.

As outras vagas são disponibilizadas para diversos públicos: 15% para pessoas com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo ou que estejam desempregadas; 20% para alunos matriculados ou que tenham concluído os programas Projovem e Brasil Alfabetizado; 10% para pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, bem como aqueles que tenham cumprido medida socioeducativa de internação, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, completado ainda 18 anos de vida, e 5% para beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).


Todos os Centros de Formação de Condutores (autoescolas) em funcionamento são obrigados a reservar parte das vagas para o programa. De acordo com o regulamento, 80% das vagas serão para candidatos à obtenção da primeira CNH e 20% para os candidatos à mudança de categoria. As vagas destinadas aos candidatos que se inscreverem para a primeira habilitação serão subdivididas em 70% para a categoria A (motos) e 30% para a categoria B (carros). Pelo programa, os candidatos que tiram a CNH na categoria “A” (motociclistas) recebem um capacete, como forma de incentivo ao uso do equipamento de segurança.

Processo Seletivo

Os candidatos inscritos pelo site serão selecionados segundo a distribuição e a destinação das vagas, obedecendo aos critérios de desempate.


Distribuição das Vagas:

I – 50% (Cinquenta) para cidadãos inscritos no Cadastro Único do Programa Bolsa Família do Governo Federal;

II – 15% (Quinze) pessoas com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que estejam desempregados há mais de 01(um) ano;


III – 20% (Vinte) alunos matriculados na rede pública de ensino nos programas Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado;

IV – 10% (dez) pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, bem como aqueles que tenham cumprido medida sócio-educativa de internação, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de acordo com os requisitos estabelecidos em Portaria da Superintendência do DETRAN-PB;

V – 5% (Cinco) Beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), inclusive os pequenos agricultores, assim como beneficiários de outros programas sociais.


Destinação das Vagas

80% (oitenta por cento) das vagas serão destinadas para a primeira habilitação e 20% (vinte por cento) para adição ou mudança de categoria.

O que é a Habilitação Social?


A Habilitação Social ou o Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, cuja finalidade é possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção de Autorização para Condução de Ciclomotores – ACC e da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH nas categorias A ou B, na hipótese de adição de categoria A ou B, bem como à mudança de categorias para C, D ou E.

Terei que pagar algum valor para ter acesso à Habilitação Social?

Não. A Habilitação Social é totalmente gratuita. O Governo da Paraíba será responsável por todas as despesas para emissão da CNH – Carteira Nacional de Habilitação. A saber:


I – dispensa do pagamento das taxas relativas aos exames de aptidão física e mental;

II – dispensa do pagamento das taxas relativas aos exames de Adição de categoria;

III – dispensa do pagamento das taxas relativas aos exames de Mudança de categoria;


IV – dispensa do pagamento das taxas relativas aos exames de Licença para aprendizado de direção veicular – LADV;

V – dispensa do pagamento das taxas relativas aos exames de Permissão para dirigir A ou B;

VI – dispensa do pagamento das taxas relativas aos exames de realização dos cursos teórico-técnicos e de prática de direção veicular.


Onde se inscrever no Programa Habilitação Social?

As inscrições só poderão ser feitas pela internet, no site

Quem poderá se inscrever no Programa Habilitação Social ?


Poderão candidatar-se ao benefício proporcionado pelo Programa Habilitação Social pessoas que se enquadrem em uma das seguintes situações:

I – cidadãos inscritos no Cadastro Único do Programa Bolsa Família do Governo Federal;
II – pessoas com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que estejam desempregados há mais de 01(um) ano;
III – alunos matriculados na rede pública de ensino nos programas Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado;
IV – pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, bem como aqueles que tenham cumprido medida socioeducativa de internação, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de acordo com os requisitos estabelecidos em Portaria da Superintendência do DETRAN-PB;
V – Beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), inclusive os pequenos agricultores, assim como beneficiários de outros programas sociais.

Observação: Mesmo que o candidato se encaixe em mais de um grupo de beneficiados, ele deverá optar por apenas um no ato da inscrição.


O candidato à obtenção da Habilitação Social deverá preencher, também, os seguintes requisitos:

I – ser penalmente imputável (maior de 18 anos);
II – saber ler e escrever;
III – possuir Cadastro de Pessoas Físicas – CPF;
IV – comprovar domicílio no Estado da Paraíba;
V – não estar judicialmente impedido de possuir a Carteira Nacional de Habilitação – CNH.

Estou enquadrado em mais de uma das situações acima, como devo proceder?


No ato da inscrição do Programa, o candidato deve levar em consideração a seguinte lista de prioridades para saber qual delas irá escolher no formulário:

1º) Beneficiários do Programa Bolsa Família, criado pela Lei Federal nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004;
2º) Pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, de acordo com os requisitos estabelecidos em Portaria da Superintendência do DETRAN-PB;
3º) Alunos matriculados há mais de 6 (seis) meses na rede pública de ensino fundamental e médio, bem como em cursos públicos profissionalizantes, e que comprovem bom desempenho escolar.

Quais as modalidades estarão disponíveis?


Estão disponíveis a Autorização para Condução de Ciclomotores – ACC e a primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH nas categorias A ou B, na hipótese de adição de categoria A ou B, bem como à mudança de categorias para C, D ou E.

Como saber se fui aprovado no Programa?

A lista de candidatos aprovados no Programa Habilitação Social será divulgada pelo site.


Se meu cadastro for aprovado pelo Programa Habilitação Social, o que devo fazer?

Juntar todos os documentos que comprovam os dados informados no formulário preenchido no site e aguardar a convocação para comparecer aos postos de recepção.

Como comprovo que sou alfabetizado?


Através de certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio; ou mediante realização de ditado.

Como comprovo a condição de egresso do sistema penitenciário?

Através da apresentação do alvará de soltura ou da certidão carcerária.


O que é o NIS solicitado no formulário de inscrição do programa?

O NIS é o Número de Identificação Social, que somente será solicitado para os candidatos beneficiários do Bolsa Família. Vale lembrar que no cartão do Bolsa Família é apresentado somente o NIS do titular da família, entretanto cada membro da família tem um número próprio, que poderá ser obtido na Prefeitura de sua cidade ou nos CRAS – Centros de Referências da Assistência Social mais próximo de sua casa. Outra forma de obter o número do seu NIS é através do telefone 0800 726 0101, da Caixa Econômica Federal. Após o atendimento eletrônico, escolha a opção 2 (Bolsa e Programas Sociais), em seguida a opção 1 (Se você é beneficiário) e por fim a opção 9, que irá direcionar a ligação para um atendente. Neste momento, atendente irá confirmar alguns dados cadastrais e em seguida informará o seu NIS.

Se eu for reprovado ou abandonar o processo o que acontece?


O candidato reprovado ou que, por motivo justificado, faltar aos exames de aptidão física e mental poderá renová-los por (02) duas vezes sem qualquer ônus.

O candidato reprovado ou que, por motivo justificado, faltar aos exames teórico-técnicos e prática de direção veicular poderá renová-los por 03 (três) vezes sem qualquer ônus.

O candidato que abandonar o processo após a realização de qualquer exame, ou que não o concluir no prazo de 12 (doze) meses, ficará impossibilitado de participar do programa pelo prazo de 02 (dois) anos.


Como proceder para obter maiores informações?

Envie um e-mail para [email protected] ou pelo twitter @detrangovpb e aguarde nosso retorno.



Tags : CNH Social

4
Deixe seu Comentário

avatar
4 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
1 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
4 Autores de comentários
FabiolaCarla Emanuelle Lima dos SantosJoão Paulo De Lima SilvaClaudio Gonçalves balbino Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Fabiola
Visitante
Fabiola

Como faço pra tira CNH grátis

Carla Emanuelle Lima dos Santos
Visitante
Carla Emanuelle Lima dos Santos

Não estou conseguindo me inscrever no programa de habilitação social como faço?

João Paulo De Lima Silva
Visitante
João Paulo De Lima Silva

VERGONHA! TENHO 30 ANOS E NUNCA TIVE CONDIÇÕES DE TER UMA CARTEIRA DE MOTORISTA, JÁ QUE É DE SE ASSUSTAR O VALOR DA CARTEIRA DE MOTORISTA. ENQUANTO ISSO, PENITENCIÁRIO E INFRATORES TEM A CHANCE DE TER UMA. ESSE É O BRASIL! PALMA PRA IS VAGABUNDOS! VAGABUNDOS SIM! POR QUE NUNCA TIVEMOS CONDIÇÕES, MAIS NUNCA PRECISEI ROUBAR PARA CONSEGUIR O QUE TENHO.

Claudio Gonçalves balbino
Visitante
Claudio Gonçalves balbino

Primeira cnh