Quais são os veículos com prioridade de passagem

Entenda quais são os veículos com prioridade de passagem

Sempre que ouvem uma sirene, a principal preocupação do motorista é em dar a passagem, correto? Pois é, mas você sabia que nem todos têm essa prioridade?

Vamos mostra nesse texto quais são os veículos com prioridade de passagem e assim você terá conhecimento na hora de sair da frente de uma sirene.

Somente estes veículos têm prioridade de passagem:

“Art. 29 – Veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias”.

Além das prioridades, eles também têm direito a livre circulação, estacionamento e parada.

Fora qualquer outro veículo não há uma lei que garanta o direito na hora de ter a passagem. Mas vale o bom senso, pois em casos de ambulâncias, por exemplo, que não tem a prioridade resguardada no CTB, pode estar transportando alguém com risco de morte ou algo também sério.

O que vale lembrar na hora de dar passagem para algum veículo que não têm prioridade é em não cometer infrações, ou pelo menos tentar evitar ao máximo, pois o motorista que parar em cima de faixa de pedestre, calçadas ou algo semelhante, não poderá recorrer da multa.

Seja prudente no trânsito e evite acidentes para o seu bem e para o bem dos demais que se utilizam dele, podendo ser motoristas ou pedestres, respeitando as sinalizações, normas e velocidade.

Limite na prioridade

Mesmo estando em situação de emergência, o veículo não terá preferência absoluta nas vias públicas.  Apesar da prioridade de passagem na via e no cruzamento, o condutor desse tipo de veículo deverá diminuir a velocidade e ter os devidos cuidados de segurança.

Artigo 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

(…)

VI – os veículos precedidos de batedores terão prioridade de passagem, respeitadas as demais normas de circulação;

VII – os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e

devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições:

  1. a) quando os dispositivos estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário;
  2. b) os pedestres, ao ouvir o alarme sonoro, deverão aguardar no passeio, só atravessando a via quando o veículo já tiver passado pelo local;

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites Clube DETRAN, vocênoenem e I50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

2

Deixe seu Comentário

avatar
2 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
Joilson Magalhães da Silva Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Joilson Magalhães da Silva
Visitante
Joilson Magalhães da Silva

Boa tarde ótima demonstração

Joilson Magalhães da Silva
Visitante
Joilson Magalhães da Silva

Muito obrigado excelente

© 2018 Clube DETRAN Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?