Entenda como funciona o Cadastro Positivo do Motorista
Os motoristas que não possuem infrações de trânsito nos últimos 12 meses já podem solicitar o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) no Cadastro Positivo de Motorista. O cadastro desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) será regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Entenda como será feito o cadastro e obtenha descontos e isenções de taxas e descontos para alugar veículos, contratar seguros e pagar estacionamento, entre outros benefícios destinado para os “fichas limpas” do trânsito.
Como será feito o Cadastro no RNPC
A solicitação de cadastro deve ser feita pelo próprio motorista, através do Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Como fazer a solicitação do RNPC
Antes de mais nada, o motorista deve baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no celular.
Passo a passo:
- Cliquei em “Condutor” na tela principal
- Clique em “Cadastro Positivo” no canto inferior direito
- Cliquei em “Autorizar Participação”
- Leia os termos e clique em “Autorizar” ou “Cancelar”
- Ao clicar em “Autorizar” no passo anterior, você pode ser surpreendido com a seguinte mensagem: “Para a utilização desse serviço você deve possuir conta no gov.br nível prata ou ouro.
- Cadastro no site gov.br
OBS.: Para cadastrar no site GOV.BR – Preencha os dados pessoais solicitados e cadastre uma senha.
- Abre o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e clique em “Autorizar” novamente, onde havia aparecido a mensagem anteriormente.
- Após o sistema autorizar a sua solicitação abrirá uma página com as informações e uma observação com a seguinte mensagem: “A ativação será realizada na próxima versão do aplicativo em 13/10/22”. Nesta mesma página é possível saber quais são as empresas parceiras.
Vale lembrar que a aceitação da solicitação de Cadastro no RNPC somente se dará para aqueles motoristas que estão a mais de 12 meses sem cometer infrações de transito.