Conheça os 5 principais passos para tirar sua habilitação
A Carteira Nacional de Habilitação, CNH, é o desejo de milhares de pessoas, e mesmo sendo um processo simples, requer organização do interessado, afinal, além dos custos financeiros, o futuro motorista tem algumas obrigações antes de estar habilitado para dirigir. Veja abaixo quais os 5 principais passos para tirar sua habilitação.
1º Passo – Documentação, Exames e inscrição
Para tirar a habilitação, o interessado deve ter 18 anos completos, saber ler e escrever, ter RG e CPF.
Existem alguns passos a serem seguidos, tais como:
- Fazer o cadastro biométrico no DETRAN ou Ciretran da cidade;
- Fazer os exames médicos e psicotécnicos em clínicas autorizadas pelo órgão de trânsito;
- Fazer a inscrição num Centro de Formação de Condutores (CFC) para fazer o curso teórico;
2º Passo – Aulas Teóricas
Após a 1ª etapa, o candidato a CNH deverá passar pelas aulas teóricas na CFC, com duração de 45 horas/aulas. Neste curso, o candidato terá aulas relacionadas as práticas de direção defensiva, noções de primeiro socorro e legislação de trânsito (sinalização).
3º Passo – Aulas práticas de direção
Finalizando o curso teórico, será a vez das aulas práticas de direção, onde serão aplicadas 25 aulas, não sendo mais obrigatório as aulas no simulador, e a noturna passou para pelo menos uma aula, e essa alteração se deve ao do decreto presidencial aprovado pela Câmara.
4º Passo – Prova Teórica
A prova teórica deve ser realizada no Detran da cidade, onde serão expostas 30 questões do conteúdo programático estudando, e o candidato deverá atingir o mínimo de 70% de acerto para ser aprovado. Em caso de reprovação, terá que remarcar novo exame após 15 dias.
5ª Passo – Prova Prática de Direção
Talvez essa seja a parte mais difícil para maioria das pessoas que tiram a habilitação. O nervosismo e o fato de estar sendo avaliando por um instrutor deixam os candidatos apreensivo. Mas a concentração é o mais importante neste momento. Sendo aprovado, o candidato receberá em seu endereço a habilitação provisória, a chamada de PPD, Permissão Para Dirigir que será válida por 1 ano.