Como adquirir sua CNH Social (Gratuita) no Estado da Bahia

A CNH Social (Gratuita) foi criada pelo governo do estado juntamente com o DETRAN-BA (Departamento Estadual de Trânsito), esse projeto visa beneficiar candidatos que tem o desejo de se tornarem condutores mais não possuem uma renda apropriada. Poderão requerer o benefício candidatos maiores de 18 anos, saber ler e escrever podendo assim responder pelos seus atos e residentes no estado á pelo menos dois anos, com renda familiar mensal de até três salários mínimos (ou de até dois salários mínimos para desempregados há mais de dois anos). Também é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que é realizado pelas Prefeituras. Possuir RG, CPF e comprovante de endereço (recente).

Ao ser selecionado o candidato terá todos os benefícios e obrigações de um condutor comum. Ser um condutor exige responsabilidade, atenção e acima de tudo saber respeitar as leis estabelecidas pelo código de trânsito. Se cometer infrações poderá perder sua permissão para dirigir e ainda poderá responder penalmente.

O candidato a CNH Social (Gratuita) passará por todas as etapas exigidas pela lei, fará exames médicos, aulas práticas e teóricas, passará por avaliações para assim poder provar que está apto a ser um condutor. Não entram na seleção pessoas que já estão com serviço de habilitação aberto no DETRAN, que tenham cometido crimes na condução de veículo ou que tiveram a CNH ou a Permissão para Dirigir cassada ou suspensa.

Esta é uma oportunidade principalmente para quem está desempregado e quer trabalhar no ramo dos transportes e que tem grande procura por mão de obra. Mas, além de se inscrever, deve-se saber que número de vagas é limitado e os candidatos passam por seleção que tem critérios de seleção de acordo com o perfil dos que concorrem à vaga. Por exemplo, entre os candidatos entre desempregados, a forma de desempate é entre os candidatos com mais tempo desempregado, maior numero de dependentes, menor renda familiar e candidatos entre maior idade.

A CNH Social (Gratuita) tem validade de um ano e deverá ser renovado após esse período o condutor não poderá ter cometido infrações, caso isso ocorra e dependendo da gravidade da infração o condutor poderá perder sua permissão para dirigir e não poderá mais participar do processo da CNH Social (Gratuita) novamente. No início desse ano de 2016 foram abertas as inscrições em Feira de Santana mais se esgotaram rapidamente. No momento as inscrições no Estado da Bahia não estão abertas, mas você pode acompanhar nosso site, estaremos atualizando todas as informações diariamente. Boa Sorte!

Formou-se na instituição de ensino CECA Casimiro de Abreu, autora de textos e artigos para os sites Clube DETRANvocênoenem e i50.

NaiaraNadson Bispo da SilvaValdomiro soiza de jesusJailton Henrique de JesusDaniela dos santos correa Autores recentes de comentários
Naiara
Naiara

Gostaria der saber qual o site para me cadastrar no CNH Social?

Nadson Bispo da Silva
Nadson Bispo da Silva

Queria muito me cadastrar como faço

Valdomiro soiza de jesus