Entenda como funciona o Curso Prático de Direção Veicular
Você que já iniciou ou pretende iniciar o processo para tirar a sua 1ª habilitação, além do curso do CFC, terá também as aulas de direção veicular. Mas como funciona o Curso Prático de Direção Veicular? Vamos explicar aqui no Clube DETRAN todo processo para não ter nenhum problema na hora das aulas.
ATENÇÃO: O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) acabou com a obrigatoriedade do uso de simuladores para a expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com a mudança, o condutor terá duas escolhas: fazer 20 horas de aulas práticas ou 15 horas de aulas práticas e 5 horas no equipamento (totalizando 20 horas), caso opte pelo uso do simulador. Ficou decidida também a diminuição de 25 para 20 horas de aulas práticas para aqueles que querem tirar a habilitação do tipo B. O prazo para a implementação das novas regras é de 90 dias.
O Curso Prático de Direção Veicular, resolução 543/2015 do CONTRAN, funciona da seguinte forma:
Categoria CNH “B”
- 25 horas/aulas no total;
- Sendo 04 horas/aulas noturnas;
- 04 horas/aulas no simulador;
- 01 hora/aula no simulador noturno.
Categoria CNH “A”
- 20 horas/aulas no total;
- Sendo 04 horas/aulas noturnas;
Logo após a aprovação na prova teórica, será emitida a LADV do candidato, que significa Licença para Aprendizagem de Direção Veicular. Somente com essa autorização é possível iniciar as aulas práticas, acompanhado de um instrutor. Se o candidato for flagrado dirigindo sem essa autorização, será cancelado automaticamente o direito de fazer as aulas de volante prática pelo prazo de 06 meses.
Qual a validade da 1ª Habilitação?
Para quem não sabe, a 1ª habilitação chama-se PPD, Permissão Para Dirigir e tem a validade de 01 ano. Somente após esse período, e desde que o condutor não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, será emitida a CNH definitiva que terá validade de mais 04 anos. Esse período é a soma do primeiro ano com a PPD e mais 04 da CNH, totalizando os 05 anos.
Como funciona a prova teórica do DETRAN?
Após a finalização do curso no CFC, Centro de Formação de Consultores, o candidato deverá marcar a prova teórica no DETRAN do seu Estado. A prova é composta por 30 questões, sendo necessário o acerto de no mínimo 21, ou seja 70% do exame.
Caso seja reprovado, o candidato deverá refazer o exame dentro de um prazo de 15 dias corridos, após a divulgação do resultado. Durante a prova não é permitido o uso de celular ou a comunicação entre os participantes da prova. Toda prova é realizada no computador e as questões são de múltipla escolha.
Somente após a aprovação na prova teórica, o candidato poderá dar sequência ao processo e iniciar as aulas de volante na Autoescola.