fechar

Golpistas utilizam a CNH Gratuita do DETRAN para roubar dinheiro pela internet

A CNH Gratuita ou Social tem atraído a atenção de muitas pessoas, e de golpistas também, que estão se aproveitando dessa informação para roubar dinheiro das pessoas através de mensagens pelo WhatsApp.

O Golpe já é aplicado há algum tempo, mas como o tema ainda não é federal, ou seja, somente alguns estados possuem o programa de CNH Gratuita ou Social para os motoristas, muta gente ainda cai no conto fraudulento e perde dinheiro.

Como é aplicado o golpe da CNH Gratuita ou Social?

A intenção dos golpistas é levar a vítima para os chamados sites de iscas, que são fisgados através de mensagens encaminhadas pelo WhatsApp. A promessa de carteira de motorista de graça começa com uma inscrição falsa para a obtenção de uma carteira de habilitação grátis, logo após, a vítima é obrigada a compartilhar com os seus contatos essa informação, disseminando assim o golpe. Há o pedido de antecipação de um pagamento com a desculpa de que serão utilizados para agilizar o processo, mas que serão devolvidos.

Existe a CNH Gratuita ou Social?

Sim, mas apenas alguns estados têm o programa já implantado. Ocorre que, para participar do programa CNH Gratuita ou Social existem regras, como por exemplo a renda mínima, cadastro nos programas sociais do governo estadual, até mesmo períodos de inscrições. Estados como Goiás, Espírito Santo, Paraíba, Bahia, Amazonas, possuem o programa.

Como saber se é um golpe?

Em todos os estados onde há o programa CNH Gratuita ou Social, a inscrição é feita diretamente pelo site do DETRAN ou o órgão oficial da região, não sendo vinculado nenhum outro tipo de acesso para se inscrever. O programa possui regras para participar e somente quem se enquadra naqueles requisitos podem se inscrever.

Existe um programa de CNH Gratuita ou Social a nível nacional?

Não. Apesar de existir um Projeto de Lei tramitando no Congresso Nacional, é preciso ser aprovado e sancionado pelo presidente para que possa ter validade em todo território do país. Até lá, somente alguns estados possuem o programa e com os critérios independentes, cada local tem os seus.

Tags : CNHCNH GratuitaCNH Social

Deixe seu Comentário