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Guarda Municipal orienta sobre as regras de circulação em rotatórias

Diversas rotatórias espalhadas em diferentes bairros e inseridas em áreas de cruzamentos, garantindo a fluidez dos veículos sem a necessidade de espera dos semáforos. Mesmo sendo um importante instrumento viário, muitos motoristas ainda desrespeitam as regras de circulação da rotatória e se confundem quanto à preferência de passagem.

Em algumas rotatórias menores, os motoristas precisam esperar grandes filas de veículos para entrar no sentido circular. Em geral, aqueles que estão na via mais movimentada passam adiante, enquanto aqueles que vêm de uma via menos movimentada aguardam uma brecha para fazer a conversão.

Mas, afinal, como garantir a correta utilização da rotatória? O simples cumprimento da sinalização por parte dos condutores já seria suficiente para resolver esses pequenos embates de preferência. Praticamente todas as rotatórias da cidade possuem uma placa de “Pare” em frente a cada um dos entroncamentos.


“A placa ‘Pare’ é obrigatória. Se cada um dos motoristas respeitasse a sinalização, todos os sentidos da rotatória fluiriam igualmente, como deve ser. É importante lembrar que o desrespeito à placa é uma infração gravíssima, prevê multa e o acréscimo de sete pontos na CNH”, alerta o inspetor de trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória-ES Bruno Medeiros Loureiro.

Código de Trânsito Brasileiro (CTB) explica que tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação na mesma

Regra de circulação

De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação. Isso significa que, mesmo que o motorista esteja parado, ele deve esperar aquele que estiver circulando passar.

No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele motorista que estiver à direita. Ainda existirá aquele que perguntará o que fazer na inusitada situação de todos os quatro veículos chegarem exatamente ao mesmo tempo aos acessos da rotatória. O inspetor Medeiros lembra que a regra do CTB permanece a mesma, só que, neste caso, é preciso uma dose de gentileza no trânsito para resolver o impasse.


“Temos as leis para gerir a circulação do trânsito, mas nem todas as situações podem ser resolvidas somente pela regra. Cabe ao motorista ser gentil e ceder a passagem para aquele que estiver à sua direita. Assim que o primeiro veículo entrar na rotatória a regra já poderá ser aplicada, conforme determina o CTB”, explica o inspetor.

Seta

Outra importante regra é o uso da seta para sinalizar a direção a ser tomada. A seta deve ser usada sempre que o motorista for mudar a direção, seja para sair da rotatória ou mesmo para mudar de faixa, como é o caso de Jardim da Penha, onde as faixas de rolamento comportam até três veículos.

Outro problema apontado pelo inspetor é a entrada de veículos na rotatória enquanto outros estão parados em uma das saídas. Essa prática acaba engarrafando a rotatória e as ruas adjacentes.


Faixa de pedestre

O inspetor lembra ainda a importância do respeito à faixa de pedestre, sobretudo nas grandes rotatórias de Jardim da Penha. “Nas grandes rotatórias, por haver mais espaço, a circulação de veículos é facilitada. Por outro lado, a distância a ser percorrida pelos pedestres nas faixas é maior e, por isso, o respeito ao pedestre deve sempre prevalecer. Deixar de dar a preferência ao pedestre na faixa também é uma infração grave e prevê multa e cinco pontos na CNH”.

Teste seu conhecimento sobre o assunto: Simulado de Placas de Regulamentação



Tags : Placas de Trânsito

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Lívia
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Lívia

Minha mãe estava na rotatória e foi virar à esquerda e não deu seta, mas a pessoa de trás estava muito perto e bateu na lateral esquerda, estava colada. Ambas estão erradas ?

ISMAIL MARCELINO RAMOS
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ISMAIL MARCELINO RAMOS

Eu acho que no lugar da placa PARE deveria haver uma placa de dar preferência. Agora mesmo eu estava atrás de um veículo da alto escola e aproximando da rotatória de um bairro sem movimento, o aprendiz viu que não tinha nenhum veículo na rotatória prosseguiu na velocidade baixa de 12 km/h quando o instrutor brecou o carro repentinamente e eu quase bati atrás. dei um toque na buzina e o instrutor ficou fazendo gestos par eu passar por cima enquanto ele instruía o aprendiz COM O CARRO PARADO NO MEIO DA RUA.. Estão ensinado tudo errado.

Ricardo
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Ricardo

Rotatória na Rodovia, quem têm a preferência? Quem está na rodovia ou quem está na rotatória?

Daniel
Visitante
Daniel

Olá, tenho uma dúvida. Essa semana eu estava dando a volta em uma praça pública circular, no sentido horário, com a direção
de circulação apenas no sentido da direita e veio um carro numa rua perpendicular do lado esquerdo e acabamos colidindo, queria saber se nesse caso essa praça pode ser considerada uma rotatória e se a preferência era minha que estava no lado direito da praça ou do outro cara que veio de uma rua perpendicular? Obrigado

Gleylson pontes
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Gleylson pontes

Ola hoje numa rotatória eu entrei pela direita. E uma moto pela esquerda eu estava contornando a rotatoria e o motoqueiro iria sair da mesma eu dei a seta pra esquerda e coloquei o braço para fora sinalizando o lado q eu ia o mesmo veio a colidir na traseira do caminhão quem esta errado..

Cassiano
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Cassiano

Uma rotatória em uma via preferencial, quem tem a preferência? quem transita na via preferencial ou quem está transitando na rotatória?

Moacir Gomes
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Moacir Gomes

Sempre que houver uma rotatoria, ela eh a preferencial, basta respeitar as placas ou pinturas de sinalizacoes.