fechar

Entenda o que é e como funciona a CNH-e ou Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica

O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou a Carteira Nacional de Habitação Eletrônica (CNH-e). Agora os motoristas terão além do documento habitual, o arquivo virtual da CNH que será acessada através de um aplicativo para Smartphones.

Entenda o que é e como funciona a CNH-e pelo celular

Essa novidade passa a vigorar a partir de fevereiro de 2018. Os motoristas não precisam mais se preocupar em andar com a CNH habitual, a CNH eletrônica é identificada pela leitura do QRCode, código de barras bidimensional que pode ser escanceado ou certificado digital.

A CNH convencional não deixará de ser emitida, mas quem quiser obter a CNH-e não terá gastos extras caso já possua a CNH impressa. Ambas terão a mesma data de validade, nada muda em relação ás responsabilidades apenas a facilidade de possuir sua CNH no celular através de um aplicativo.

Passo a passo para adquirir sua CNH-e ou Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica:

  • Acessar o site do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) fazer um cadastro;
  • Feito isso será gerado um link enviado por e-mail que deve ser acessado pelo celular que você utilizará.
  • Na primeira vez que o usuário entrar no sistema, será necessário criar um PIN para armazenar os documentos com segurança. Somente com o PIN será possível ter acesso às informações guardadas.
  • A autenticidade dos dados será verificada por meio da assinatura digital do Denatran.
  • Em caso de furto ou perda do aparelho no qual os dados estão cadastrados, o usuário deve acessar o Portal de Serviços do Denatran com o certificado digital e solicitar o bloqueio.

O formato digital terá validade por meio de assinatura com certificado digital do emissor ou com a leitura do QRCode. Os agentes de trânsito também poderão consultar a situação do veículo e do condutor no aplicativo, que está em fase de testes.

Tags : CNHHabilitação

4 Comentários

  1. As aulas práticas continuam normalmente. Somente após você poderá solicitar e cnh-e (que até onde entendi, terá validade para apresentar aos agentes de trânsito, etc).

Deixe seu Comentário