Como adquirir sua CNH Social (Gratuita) no Estado de Minas Gerais

O programa CNH Social (Gratuita) foi criado pelo órgão do estado juntamente com o DETRAN. A CNH Social (Gratuita) visa beneficiar pessoas de baixa renda que não possuem condições financeiras para arcar com os custos. Esta é uma oportunidade principalmente para quem está desempregado e quer trabalhar no ramo dos transportes e que tem grande procura por mão de obra. Mas, além de se inscrever, deve-se saber que número de vagas é limitado e os candidatos passam por seleção que tem critérios de acordo com o perfil dos que concorrem à vaga. Por exemplo, entre os candidatos desempregados, a forma de desempate é entre os candidatos com mais tempo desempregado, maior numero de dependentes, menor renda familiar e candidatos entre maior idade. Além de ter como benefício uma oportunidade maior de trabalho, existe o fator que é a independência do condutor, ser habilitado é de grande importância para as rotinas do dia a dia.

Abaixo-assinado CNH Social

CNH Social pode virar lei em todo País

Projeto da CNH Social avança na Câmara

Golpe da CNH Social volta a circular

Critérios para se inscrever no projeto CNH Social (Gratuita) no Estado de Minas Gerais:

  • Residir no Estado de Minas Gerais.
  • Ter renda familiar bruta de no mínimo dois salários mínimos.
  • Estar desempregado a mais de um ano.
  • Ser beneficiário da bolsa família.
  • Candidatos que nunca tiveram experiência formal junto ao mercado de trabalho.
  • Alunos matriculados na rede pública com bom desempenho escolar.
  • Empregados que recebem até dois salários mínimos.
  • Agricultores rurais (segurado especial) que recebe receita bruta familiar de até dois salários mínimos.
  • Candidatos que sejam portadores de deficiência
  • Além dos alunos da rede pública estadual de ensino com boas colocações no ENEM.
  • O candidato deve ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, possuir CPF, RG e comprovar domicílio no estado de Minas Gerais.

Ter sua permissão para dirigir é um ato de muita responsabilidade, você será obrigado a agir de acordo com todas as leis estipuladas pelo código de trânsito. Além disso, ao ser escolhido para participar do projeto da CNH Social (Gratuita), você passará por várias etapas como exame médico, provas teóricas e práticas, passará por avaliações psicológicas e avaliações de como conduzir um veículo. Você terá os mesmos deveres e direitos de qualquer outro condutor, por isso pense muito bem antes de fazer sua inscrição.

Alguns estados fazem as inscrições através do site do DETRAN e esperam ser chamados para a avaliação.

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN/MG) informa que não possui nenhum vínculo com o programa CNH Popular, também conhecido como CNH Social. Trata-se de um projeto totalmente gratuito, aderido por alguns Departamentos de Trânsito do país, em conjunto com o Governo do Estado.

Infelizmente o Estado de Minas Gerais não disponibiliza esse curso gratuito, nem para primeira habilitação e também para mudanças de categoria.