fechar

Como adquirir sua CNH Social (Gratuita) no Estado de Minas Gerais

O programa CNH Social (Gratuita) foi criado pelo órgão do estado juntamente com o DETRAN. A CNH Social (Gratuita) visa beneficiar pessoas de baixa renda que não possuem condições financeiras para arcar com os custos. Esta é uma oportunidade principalmente para quem está desempregado e quer trabalhar no ramo dos transportes e que tem grande procura por mão de obra. Mas, além de se inscrever, deve-se saber que número de vagas é limitado e os candidatos passam por seleção que tem critérios de acordo com o perfil dos que concorrem à vaga. Por exemplo, entre os candidatos desempregados, a forma de desempate é entre os candidatos com mais tempo desempregado, maior numero de dependentes, menor renda familiar e candidatos entre maior idade. Além de ter como benefício uma oportunidade maior de trabalho, existe o fator que é a independência do condutor, ser habilitado é de grande importância para as rotinas do dia a dia.

Para se inscrever o candidato precisa se enquadrar em alguns critérios:

  • Residir no Estado de Minas Gerais.
  • Ter renda familiar bruta de no mínimo dois salários mínimos.
  • Estar desempregado a mais de um ano.
  • Ser beneficiário da bolsa família.
  • Candidatos que nunca tiveram experiência formal junto ao mercado de trabalho.
  • Alunos matriculados na rede pública com bom desempenho escolar.
  • Empregados que recebem até dois salários mínimos.
  • Agricultores rurais (segurado especial) que recebe receita bruta familiar de até dois salários mínimos.
  • Candidatos que sejam portadores de deficiência
  • Além dos alunos da rede pública estadual de ensino com boas colocações no ENEM.
  • O candidato deve ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, possuir CPF, RG e comprovar domicílio no estado de Minas Gerais.

Ter sua permissão para dirigir é um ato de muita responsabilidade, você será obrigado a agir de acordo com todas as leis estipuladas pelo código de trânsito. Além disso, ao ser escolhido para participar do projeto da CNH Social (Gratuita), você passará por várias etapas como exame médico, provas teóricas e práticas, passará por avaliações psicológicas e avaliações de como conduzir um veículo. Você terá os mesmos deveres e direitos de qualquer outro condutor, por isso pense muito bem antes de fazer sua inscrição.

Alguns estados fazem as inscrições através do site do DETRAN e esperam ser chamados para a avaliação.

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN/MG) informa que não possui nenhum vínculo com o programa CNH Popular, também conhecido como CNH Social. Trata-se de um projeto totalmente gratuito, aderido por alguns Departamentos de Trânsito do país, em conjunto com o Governo do Estado. O projeto foi concebido pelo SEST SENAT com o objetivo de favorecer a inserção de jovens de baixa renda no mercado de trabalho, por meio do financiamento de 30 mil CNH (Carteiras Nacionais de Habilitação), na categoria “B”, e a oferta de curso de qualificação para os participantes, contribuindo assim para o aumento da empregabilidade e da renda.

Infelizmente o Estado de Minas Gerais não disponibiliza esse curso gratuito, nem para primeira habilitação e também para mudanças de categoria.

Tags : CNH Social

22 Comentários

  1. Infelizmente o povo mineiro só e beneficiado nas contas aí sim porque e tanto imposto que eles inventam q daqui uns dias o povo n vai nem comer

  2. Na verdade o que deveria acontecer era todo mundo tero direito de tirar sua carteira gratuitamente, afinal as pessoas já gastam dinheiro com alto escolas.

  3. Se Minas gerais não está participando, então porque aqueles requisitos de ter q morar em minas,ser maior de idade..etc. não entendo?!

  4. O DETRAN de MG deveria aderir a ideia, para possibilitar as pessoas o direito de ter uma CNH, muitos dirigem sem abilitação por falta de dinheiro.

  5. CNH Social deveria ser retirado do Ar! Ninguem sabe nada ou consegue acessar este projeto. Eu pelo menos não conheço ninguém que conseguiu

  6. esse programa cnhsocial não é para desempregado,ele é para quem está trabalhando,ganha dois salários e faz parte do progama bolsa familia,resumindo se você não tem onde cair morto desista isto não é para você

    1. ANderson pelo amor de Deus KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK olha o que vc disse kkkkkk deixa eu explicar, beneficiarios do bolsa familia tem o direito, assim como pessoas que ganham ATE 2 SALARIOS, nao pessoas que ganham mais q isso, pois se fosse nao precisaria ganhar. Concorda? kkkkkkk

      1. Letícia, deixa eu te perguntar uma coisa. Eu procurei como se inscrever no bolsa família porém percebi que para se encaixar no Bolsa Família é necessário que a renda da família seja “dividida” entre os beneficiários da renda aonde cada um “ficaria” com o equivalente a no máximo 179 reais. Pqp é só para quem é fodido mesmo.

  7. Não entendi. O título fala: Como adquirir sua CNH Social (Gratuita) no Estado de Minas Gerais. Descreve todos os critério.

    Aí no final diz: “Infelizmente o Estado de Minas Gerais não disponibiliza esse curso gratuito, nem para primeira habilitação e também para mudanças de categoria.”

    Afinal, tem ou não tem CNH social em MG?

  8. Quero me escrever para CNH social gratuita .tem no estado de são paulo. Cidade de Guaratinguetá.

  9. Minas Gerais anda na contra mão do progresso. Enquanto outros estados menos favorecidos do que ele já se encontra anos luz a frente para o bem social.

Deixe seu Comentário