CNH Social (Gratuita) no Estado do Rio de Janeiro

Como adquirir sua CNH Social (Gratuita) no Estado do Rio de Janeiro

Você sabia que existe processo para tirar Carteira Nacional de Habilitação Grátis (CNH Social) através de um programa do DETRAN de vários estados do Brasil? Este programa que permite que seja feito todos os processos da carteira de habilitação de forma gratuita é chamado de CNH Social (Gratuita) e existem critérios para se inscrever neste programa que permite tirar a CNH Grátis. A seguir veja como você pode fazer a inscrição para participar do processo de seleção para emissão de sua carteira de habilitação de forma totalmente gratuita.

Esse programa foi criado para beneficiar pessoas com baixa renda mais que possuem o desejo de possuírem sua permissão para conduzir automóveis.

Serão dispensados de taxas de exames médicos, exames de adição de categoria exames de licença para aprendizado de direção veicular, exames de mudança de categoria, cursos teóricos e de prática de direção.

Observação: As despesas dos candidatos com os Centros de Formação de Condutores são pagas pelo DETRAN, conforme regulamentação do Decreto nº 34.532, publicado em 21 de novembro de 2013. Os candidatos a 1ª habilitação na categoria “A” e “ACC” (motos), receberão juntamente com sua CNH o capacete, equipamento de segurança obrigatório. O programa tem por finalidade contribuir com o desenvolvimento social a partir de uma perspectiva de inclusão no mercado de trabalho, além de proporcionar, de acordo com os critérios estabelecidos, a regulamentação daqueles que andam irregularmente pelas vias de trânsito.

Alguns requisitos são necessários para que o candidato possa fazer sua inscrição:

• Residir no estado do Rio de Janeiro.
  • Ter renda familiar bruta de no mínimo dois salários mínimos.
  • Estar desempregado a mais de um ano.
  • Ser beneficiário da bolsa família.
  • Candidatos que nunca tiveram experiência formal junto ao mercado de trabalho.
  • Alunos matriculados na rede pública com bom desempenho escolar.
  • Empregados que recebem até dois salários mínimos.
  • Agricultores rurais (segurado especial) que recebe receita bruta familiar de até dois salários mínimos.
  • Candidatos que sejam portadores de deficiência.

Ao ser selecionado o candidato terá todos os benefícios e obrigações de um condutor comum. Ser um condutor exige responsabilidade, atenção e acima de tudo saber respeitar as leis estabelecidas pelo código de trânsito. Se cometer infrações poderá perder sua permissão para dirigir e ainda poderá responder penalmente. O candidato a CNH Social (Gratuita) passará por todas as etapas exigidas pela lei, fará exames médicos, aulas práticas e teóricas, passará por avaliações para assim poder provar que está apto a ser um condutor. Não entram na seleção pessoas que já estão com serviço de habilitação aberto no DETRAN, que tenham cometido crimes na condução de veículo ou que tiveram a CNH ou a Permissão para Dirigir cassada ou suspensa.

As inscrições no estado do Rio de Janeiro ainda não estão abertas, acompanhe nossa página para estar sempre informado a respeito da abertura das inscrições. Boa Sorte.

Formou-se na instituição de ensino CECA Casimiro de Abreu, autora de textos e artigos para os sites Clube DETRANvocênoenem e i50.

MagaliKellyLizete RamosLarissa FonsecaJaílton Autores recentes de comentários
Magali
Magali

Eu fiquei sabendo da isenção em abril de 2018, e já consegui fazer os exames e o duda tudo por isenção. Agora estou vendo aqui nesse site sobre a auto escola, porque o Detran “desconhece o assunto”. Mas vou atrás dos meus direitos.

Kelly
Kelly

É necessário ter todos os requisitos ou se tiver algum dos requisitos tambem tem direito a tirar a carteira cnh?

Lizete Ramos
Lizete Ramos

Eu também quero me escrever

Larissa Fonseca
Larissa Fonseca

Quando abre as inscrições do CNH social?As inscrições é no site do próprio Detran?

Jaílton
Jaílton

Como eu me escrevo

Milena
Milena

Gostaria d saber quando abre as inscrições.