Fique atento e não caia no golpe da CNH Gratuita divulgada em sites

Estão sendo divulgadas informações incorretas em vários sites, onde são ofertadas a CNH Gratuita, mas fique atento, pois trata-se de um golpe. Para orienta-los melhor, vamos explicar como funciona o programa de CNH gratuita.

A divulgação tem sido feita via WhatsApp, onde a informação leva para sites fraudulentos com a intenção de lesar o interessado. Segundo matéria do O Globo, a empresa de segurança digital PSafe estima que mais de 600 mil usuários de seu antivírus receberam a mensagem que direciona para o golpe nos últimos dez dias. São divulgadas 387 mil vagas de inscrição gratuita, mas não passa de golpe.

No site fraudulento são solicitados dados pessoas do interessando como data de nascimento, estado de residência e nome completo. E além disso é necessário a divulgação do link com outros usuários com a intenção de captar mais pessoas para serem lesadas. Fiquem atentos aos links minhacnh.net, facilepratico.com, nossofgts.club e programacnhsocial.org.

Para ter acesso ao benefício, é solicitado o pagamento de uma taxa de R$ 248,12, sendo prometido o retorno dentro de 5 dias uteis.

Fique ligado em outros alertas de golpe da CNH Gratuita

Não caia nesse golpe da CNH Gratuita!

Entenda como funciona a CNH Gratuita

Para evitar cair nesse tipo de golpe a CNH Gratuita, a informação correta é fundamental, e antes de clicar em qualquer link ou site, principalmente via WhatsApp, procure pesquisar sobre o assunto. E somente em alguns Estados o programa foi liberado, sendo que o cadastro só pode ser feito diretamente no órgão responsável de cada Estado, como o DETRAN, por exemplo.

Através do SEST SENAT você poderá ficar mais informado sobre qualquer informação sobre a CNH Gratuita, pois é o órgão responsável pelo programa.

Requisitos para a CNH Gratuita:

• Idade mínima de 18 anos;
  • Renda per capita mensal seja de até 3 salários mínimos e que esteja inscrita no Cadastro Único;
  • Residir no Estado em que queira tirar a CNH;
  • Portadores de alguma deficiência física, cidadãos que tenham sido presos, beneficiários de programas de transferência de renda ou pequenos agricultores rurais que recebam uma renda bruta de até 2 salários mínimos.

Veja quais estados oferecem gratuidade e como se inscrever

Para participar do programa CNH Gratuita, cada Estado tem as suas exigências, então fique atento aonde já é liberado e onde procurar por informações oficiais.

• Acre: Oferece o Programa Jovem Aprendiz no Trânsito para alunos da rede pública;
  • Amazonas: Inscrições para o programa CNH Social – Site: detran.am.gov.br
  • Bahia: Escola Pública de Trânsito do Detran – Site: www.detran.ba.gov.br
  • Ceará: O programa CNH Popular – Site: www.detran.ce.gov.br
  • Espírito Santo: O Detran tem um programa de CNH Social, mas não abre novas inscrições desde 2014 – Site: detran.es.gov.br/cnhsocial
  • Maranhão: O programa CNH Jovem dá gratuidade a estudantes de escolas públicas para obtenção da carteira. Mais informações em: detran.ma.gov.br
  • Mato Grosso: O Detran do estado não oferece programa de gratuidade ou isenção de taxa para a primeira habilitação, mas a assessoria do órgão informou que o governo prepara um projeto doa CNH Social que deve ser levado para votação na Assembleia Legislativa do estado.
  • Mato Grosso do Sul: O Detran do estado não tem nenhum programa de gratuidade ou isenção de taxas.
  • Minas Gerais: O programa CNH popular oferece ações em alguns municípios do estado. Mais informações em: programacnhpopular.com.br
  • Pará: O Detran do estado não oferece programa de gratuidade ou isenção de taxas para a primeira habilitação.
  • Paraíba: O site oficial do Programa Habilitação Social (PHS) no Estado da Paraíba é o habilitacaosocial.pb.gov.br e as inscrições são gratuitas, sendo feitas exclusivamente neste endereço. Além disso, todo o procedimento é livre de cobranças, não tendo custo algum para o usuário. O órgão lembra ainda que não envia nenhum tipo de boleto por correio, e-mail ou mensagem.
  • Paraná: O Detran do estado não oferece programa de gratuidade ou isenção de taxas para a primeira habilitação.
  • Pernambuco: O Detran oferece o CNH Popular. Em 2017 foram 5.300 documentos expedidos gratuitamente. Mais informações: detran.pe.gov.br
  • Rio de Janeiro: O Detran do estado não tem nenhum programa de gratuidade ou isenção de taxas para a primeira habilitação.
  • Rio Grande do Sul: O Detran oferecia a CNH Social, mas a última edição ocorreu em 2014. Mais informações: detran.rs.gov.br
  • Santa Catarina: O Detran do estado não oferece programa de gratuidade ou isenção de taxas para a primeira habilitação.
  • São Paulo: O Detran do estado não oferece programa de gratuidade ou isenção de taxas para a primeira habilitação.
  • Tocantins: O Detran do estado não oferece programa de gratuidade ou isenção de taxas para a primeira habilitação.

A equipe do Clube DETRAN não conseguiu contato ou não obteve resposta do Detran dos estados de Alagoas, Amapá, Goiás, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe para confirmar se eles oferecem algum programa de gratuidade até a publicação desta matéria.