fechar

FAKE NEWS: CNH Gratuita no Detran/TO
5 (100%) 8 votes

Detran/TO informa que mensagem anunciando emissão de CNH gratuita é falsa

Devido ao grande volume de compartilhamento de uma FAKE NEWS no WhatsApp sobre o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) estar emitindo Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de maneira gratuita, o órgão veio a público desmentir os boatos.

A mensagem falsa, que circula contendo um link de acesso para a realização de um cadastro, fala que são 10 mil vagas abertas para emissão do documento em todo Brasil e um programa intitulado “Projeto CNH Social 2019”.

O Detran/TO alerta que ainda não está realizando ações para a aquisição da CNH de forma gratuita e pede para a população não abrir o link com a notícia falsa, pois pode gerar transtornos ao aparelho do leitor.


Veja a nota oficial do Detran/TO

Veja a nota oficial do Detran/TO

Está circulando através do aplicativo whatsapp o link de cadastro para a “CNH Social 2019” do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran/TO),  informamos que está é uma notícia falsa, uma Fake News. Este órgão não está realizando cadastro para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita.

O Detran/TO não possui tal projeto ainda, por isso, pedimos aos condutores que não cliquem no link enviado e evitem qualquer tipo de transtorno que a falsa notícia poderia gerar ao seu aparelho de celular ou computador.

A pasta tem a intenção de realizar projetos sociais ao longo desta gestão, para que a população possa adquirir a primeira CNH através de benefícios, porém, estas medidas ainda estão sendo estudadas.

Fique ligado em outros alertas de golpe

Entenda como funciona a CNH Gratuita

Para evitar cair nesse tipo de golpe a CNH Gratuita, a informação correta é fundamental, e antes de clicar em qualquer link ou site, principalmente via WhatsApp, procure pesquisar sobre o assunto. E somente em alguns Estados o programa foi liberado, sendo que o cadastro só pode ser feito diretamente no órgão responsável de cada Estado, como o DETRAN, por exemplo.

Através do SEST SENAT você poderá ficar mais informado sobre qualquer informação sobre a CNH Gratuita, pois é o órgão responsável pelo programa.

Requisitos para a CNH Gratuita:


  • Idade mínima de 18 anos;
  • Renda per capita mensal seja de até 3 salários mínimos e que esteja inscrita no Cadastro Único;
  • Residir no Estado em que queira tirar a CNH;
  • Portadores de alguma deficiência física, cidadãos que tenham sido presos, beneficiários de programas de transferência de renda ou pequenos agricultores rurais que recebam uma renda bruta de até 2 salários mínimos.

Veja quais estados oferecem gratuidade e como se inscrever

Para participar do programa CNH Gratuita, cada Estado tem as suas exigências, então fique atento aonde já é liberado e onde procurar por informações oficiais.

  • Acre:Oferece o Programa Jovem Aprendiz no Trânsito para alunos da rede pública;
  • Amazonas: Inscrições para o programa CNH Social – Site: detran.am.gov.br
  • Bahia: Escola Pública de Trânsito do Detran – Site: escolapublica.detran.ba.gov.br
  • Ceará: O programa CNH Popular – Site: detran.ce.gov.br
  • Espírito Santo: O Detran tem um programa de CNH Social, mas não abre novas inscrições desde 2014 – Site: detran.es.gov.br/cnhsocial
  • Maranhão: O programa CNH Jovem dá gratuidade a estudantes de escolas públicas para obtenção da carteira. Mais informações em: detran.ma.gov.br/CNHJovem
  • Mato Grosso:O Detran do estado não oferece programa de gratuidade ou isenção de taxa para a primeira habilitação, mas a assessoria do órgão informou que o governo prepara um projeto doa CNH Social que deve ser levado para votação na Assembleia Legislativa do estado.
  • Mato Grosso do Sul: O Detran do estado não tem nenhum programa de gratuidade ou isenção de taxas.
  • Minas Gerais: O programa CNH popular oferece ações em alguns municípios do estado. Mais informações em: programacnhpopular.com.br
  • Pará: O Detran do estado não oferece programa de gratuidade ou isenção de taxas para a primeira habilitação.
  • Paraíba:O site oficial do Programa Habilitação Social (PHS) no Estado da Paraíba é o habilitacaosocial.pb.gov.br e as inscrições são gratuitas, sendo feitas exclusivamente neste endereço. Além disso, todo o procedimento é livre de cobranças, não tendo custo algum para o usuário. O órgão lembra ainda que não envia nenhum tipo de boleto por correio, e-mail ou mensagem.
  • Paraná: O Detran do estado não oferece programa de gratuidade ou isenção de taxas para a primeira habilitação.
  • Pernambuco: O Detran oferece o CNH Popular. Em 2017 foram 5.300 documentos expedidos gratuitamente. Mais informações: detran.pe.gov.br
  • Rio de Janeiro: O Detran do estado não tem nenhum programa de gratuidade ou isenção de taxas para a primeira habilitação.
  • Rio Grande do Sul: O Detran oferecia a CNH Social, mas a última edição ocorreu em 2014. Mais informações: detran.rs.gov.br
  • Santa Catarina: O Detran do estado não oferece programa de gratuidade ou isenção de taxas para a primeira habilitação.
  • São Paulo: O Detran do estado não oferece programa de gratuidade ou isenção de taxas para a primeira habilitação.
  • Tocantins: O Detran do estado não oferece programa de gratuidade ou isenção de taxas para a primeira habilitação.

A equipe do Clube DETRAN não conseguiu contato ou não obteve resposta do Detran dos estados de Alagoas, Amapá, Goiás, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe para confirmar se eles oferecem algum programa de gratuidade até a publicação desta matéria.


Tags : CNHCNH SocialSEST SENAT

Deixe seu Comentário

avatar