Saiba como fazer sua inscrição na CNH Gratuita ou CNH Social

Muitos são os que sonham e poucos são os que sabem que podem realizar seu sonho sem gastar nada. Sonhar com uma habilitação faz parte da vida de muitos Brasileiros e por falta de condições financeiras deixam de realizar esse sonho. A boa notícia é que existe um programa social que oferece aos interessados CNH (Carteira Nacional de Habilitação) gratuita. Esse programa é chamado de CNH Gratuita ou CNH Social. Oferecido pelo governo do estado com parceria com o DETRAN esse programa visa atender pessoas de baixa renda e que não podem pagar pelos serviços necessários para obter uma habilitação. Esse programa foi criado em 2011 e já pode beneficiar milhares de pessoas. Ter uma CNH possibilita ao candidato vários benefícios além da locomoção.

É muito importante frisar que a CNH Gratuita ou CNH Social é totalmente gratuita, o candidato não pagará nenhuma taxa. Fará todos os exames, aulas teóricas, práticas, provas enfim tudo gratuitamente. Se ocorrer de cobrarem algo, não pague e denuncie imediatamente.

Fique atento para os Golpes da CNH Gratuita

Assim como todos os programas oferecidos pelo governo, a CNH Gratuita ou CNH Social também possui algumas exigências para que você possa fazer parte.

Alguns requisitos para você poder se cadastrar no programa:

• Renda familiar bruta de até dois salários mínimos.
  • Não possuir nenhum registro na carteira de trabalho.
  • Ser portador de alguma deficiência física.
  • Ter como função a agricultura rural com renda de até dois salários-mínimos.
  • Estar matriculado regularmente em qualquer escola da rede pública e ter uma frequência alta nas aulas com um bom desempenho.
  • Ter passagem pela polícia com cumprimento de alguma pena.
  • Comprovar que está desempregado há mais de 1 ano.
  • Ter idade mínima de 18 e 27 anos completo na data da realização da inscrição.

Esse benefício também está destinado para profissionais que estão buscando recolocação no mercado de trabalho e que possuem funções de motoristas de ônibus, frentistas e motoboys.

Como fazer sua inscrição, qual o primeiro passo?

Alguns estados possuem sites do DETRAN, outros estados os candidatos devem comparecer pessoalmente. Você pode fazer uma pesquisa individual e saber se o DETRAN de seu estado oferece esse serviço online. Exemplo de estados que possuem esse serviço online é o Estado de Pernambuco e do Espírito Santo. Os interessados devem estar sempre atentos para saber quando as inscrições serão abertas. Fazer sua inscrição não significa que você já está dentro do programa, antes de ser contemplado existe uma seleção dos mais necessitados e como o número de inscrições é muito grande, existe um sorteio. Os sorteados terão os nomes divulgados pelas redes de comunicação.

Após a realizar da inscrição é necessário que compareça a Unidade de atendimento Operacional inscrita no ato da inscrição no site portando todos os documentos a seguir: (Original e Xerox).

• Comprovante de Renda
  • Comprovante de Residência
  • Documento de identificação original (RG/CPF)
  • Caso não possua renda deverá preencher uma declaração e assinar;
  • Comprovante atual de residência;

Fique atento e não perca essa oportunidade. Boa Sorte!

Formou-se na instituição de ensino CECA Casimiro de Abreu, autora de textos e artigos para os sites Clube DETRANvocênoenem e i50.